A Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) agora tem um novo Estatuto. O documento foi aprovado em reunião do Conselho Curador nesta terça-feira (10), e reflete o novo momento da Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB). O processo de discussão e votação da matéria foi conduzido pela presidente do Conselho, a Reitora Mary Roberta, e contou com a participação de conselheiros, do superintendente da Funetec-PB, Rodrigo Barreto, e de outros colaboradores.
Durante a reunião, realizada de forma híbrida, a relatora da reforma estatutária, Rivânia de Souza, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis do IFPB e conselheira da Funetec-PB, destacou que as alterações são fruto de amplo debate e conferem mais modernidade, maior integridade e governança à gestão da Fundação.
“Tivemos várias sugestões dos conselheiros no sentido de aperfeiçoar o texto, foi uma construção bem dialogada, feita por uma comissão. Essa comissão submeteu o documento à apreciação do Conselho de Curador e os conselheiros tiveram mais de 15 dias para dar sugestões ao texto, as sugestões foram discutidas, deliberadas e algumas aprovadas, e outras não, pelo plenário do Conselho de Curador”, explicou Rivânia de Sousa.
O superintendente da Funetec-PB, Rodrigo Barreto, agradeceu o empenho do Conselho Curador durante todo o processo e falou sobre a nova gestão da Fundação de Apoio, pautada na transparência e comprometida com a inovação, boas práticas e apoio aos projetos de pesquisa, extensão e ensino.
“Hoje, a Funetec tem uma estrutura que reconhece e delimita as competências de cada um dos seus colaboradores e que descreve com muita precisão as atividades a serem implementadas nesse novo modelo de ação e sobretudo o relacionamento entre a Superintendência, as Diretorias e o Conselho Curador, que é algo que me é muito caro e que eu pretendo manter de forma muito recorrente”, ressaltou Barreto.
Orientada por um Estatuto moderno, a Funetec-PB contará com novos setores como uma Unidade de Governança, Riscos e Conformidade, além das Diretorias Jurídica e de Comunicação e Marketing. Outra alteração importante é a formação do Conselho de Projetos, que vai avaliar, acompanhar e fiscalizar a execução dos projetos.
Conselho Curador
De acordo com Art. 14 do Estatuto da Funetec-PB, o Conselho Curador é formado por 17 membros, sendo: sete instituidores, nove membros do Grupo da Direção do IFPB, a Magnífica Reitora como presidente, os Pró-Reitores, três representantes indicados pelo Colégio de Dirigentes (Codir) e um representante do CREA-PB.
Fonte: Redação
Créditos: Redação