A elaboração de um projeto conjunto de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa foi discutido em reunião, na manhã desta terça-feira (10), na Granja Santana, entre o Governo do Estado, a Prefeitura de João Pessoa, Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep).
Na reunião, o governador João Azevêdo, o prefeito Cícero Lucena, o vice-prefeito Léo Bezerra e secretários dos dois governos apresentaram as ações realizadas, em andamentos e futuros projetos e alinharam com os representantes dos órgãos de preservação e fiscalização do patrimônio na Paraíba.
Durante a reunião foi formada uma comissão com as equipes do Governo do Estado, município e dos representantes do Iphan e Iphaep para elaboração de um grande projeto de revitalização e incentivo no Centro Histórico da Capital.
“Sabemos da difícil realidade por que passa o Centro histórico da Capital e por mais que estejam sendo realizadas ações importantes, tanto pelo Estado quanto pela Prefeitura, para a ocupação e circulação no local, faz necessário um trabalho integrado e efetivo com os órgãos de patrimônio para a revitalização, circulação de pessoas, preservação do patrimônio e movimentação do comércio no local. Essa é a missão que nos une e que une toda a população da Capital”, destacou o governador João Azevêdo.
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, afirmou que a cidade vive um momento único e de expectativa para esse grande projeto de revitalização do Centro Histórico pelo seu potencial de comércio, de moradia, de história, de cultura e de turismo. “Esse chamamento que o governador João faz para irmos além das ações que já estamos fazendo é fundamental para integração de todos em um grande projeto que una as vocações econômicas, sociais e de preservação do patrimônio em benefício da nossa população e de quem nos visita. Fico feliz com essa parceria com o Governo do Estado por uma cidade cada vez mais justa e inclusiva”, enfatizou.
Também participaram da reunião os secretários estaduais de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga; de Planejamento, Gilmar Martins; da Fazenda, Marialvo Laureano; a presidente da Cehap, Emília Correia Lima; os secretários de Planejamento da PMJP, José William; de Habitação, Socorro Gadelha; de Gestão Municipal, Diego Tavares; e da Receita do município, Sebastião Feitosa, do superintendente do Iphan na Paraíba, Emanoel Braga; e da diretora executiva do Iphaep, Tania Queiroga.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba