Preocupação

Presidente do TCE-PB alerta para processo de desertificação da Paraíba após resultados de auditoria

Foto: Gutemberg Cardoso/ Polêmica Paraíba

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta sexta-feira (6), o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fernando Catão, chamou a atenção para o processo de desertificação do semiárido nordestino e mais precisamente paraibano.

Catão tem como referência uma auditoria realizada em conjunto pelos Tribunais de Conta da Paraíba, Ceará (TCE-PB), Pernambuco (TCE-PE), Rio Grande do Norte (TCE-RN) e Sergipe (TCE-SE), em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU).

A fiscalização avaliou o crescente processo de degradação ambiental da região, em função tanto do clima como da interferência humana. Segundo ele, o relatório apontou que o semiárido paraibano pode chegar a um estado desértico em 40 anos.

Durante a entrevista, Catão fez uma provocação à classe política paraibana, que na sua visão, não trabalha no combate a esse processo.

“Cade os nossos parlamentares, nossos políticos em relação a essa questão? Me mostre um centavo de emenda que tenha sido colocada para o combate à desertificação”, cobrou.

Segundo ele, esse tema não é debatido por prefeitos e também pelo eleitor, o que dificulta colocar o assunto na agenda do dia. Ele ainda revelou que já convidou parlamentares para apresentar os dados, com objetivo de criar uma política pública de combate à desertificação.

“Não é a questão de aumentar imposto que vai resolver. É a questão de aplicar melhor os recursos. Isso é bem claro”, falou.

Veja trechos da entrevista:

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba