Um dos mais queridos personagens do seriado Chaves está no centro de uma controversa campanha nos Estados Unidos, focada no combate à imigração ilegal. O ator Carlos Villagrán, intérprete do Quico na série mexicana, foi contratado pelo governo estadunidense e reviveu o icônico personagem em um vídeo lançado pela embaixada dos Estados Unidos no México. As informações são do portal g1.
Na gravação, Quico faz um apelo aos seus compatriotas para que evitem a entrada ilegal nos Estados Unidos, como parte dos esforços de Washington para reduzir os crescentes números de imigrantes cruzando a fronteira mexicana, que estão atingindo níveis recordes.
“Olá, amigos. Primeiro de tudo: calem-se, calem-se, calem-se, vocês me deixam loucos! Tenho algo muito importante para dizer: não cruzem a fronteira dos Estados Unidos, porque seu pai, sua mãe, seu tio, seu cachorro, seu gato, seu periquito, todo mundo pode estar em perigo. O melhor é cruzar (a fronteira) de forma legal. Vamos lá. Se você fizer isso, aí sim vou gostar de você”, diz o personagem, reproduzindo seu principal bordão no seriado.
A mensagem gerou uma série de críticas vindas de mexicanos. Nas redes sociais, muitos acusaram Villagrán de falta de sensibilidade em relação às crises econômicas e políticas enfrentadas por muitos de seus compatriotas e outros latino-americanos que tentam entrar nos EUA por meio do México.
Em um vídeo divulgado alguns dias antes pela Embaixada dos Estados Unidos no México, Quico mais uma vez apresentou uma mensagem, desta vez condenando os traficantes de pessoas que lucram ao organizar perigosas viagens ilegais pelas fronteiras, conhecidos como “coiotes”.
No vídeo, Quico é visto se divertindo com um caminhão e um carro de brinquedo. Ele os faz colidir, simulando um acidente entre os veículos, e afirma: “O papo furado dos coiotes sempre vai te deixar na mão”.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: GZH
Créditos: Polêmica Paraíba