CELEBRIDADES

FAMOSAS QUE ABORTARAM: Elba Ramalho e outras artistas praticaram o aborto e assumiram publicamente; confira

(Foto: Marcelo Jr)

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) discutiu a possibilidade de descriminalização do aborto em qualquer circunstância até a 12ª semana de gestação. O assunto gera polêmica e divide opiniões na internet.

Dos 13 países que integram a América do Sul, 6 legalizaram ou descriminalizaram a interrupção da gravidez. Argentina, Chile e Colômbia são os mais recentes. Vale lembrar que o Brasil é um dos países com legislações mais rígidas sobre o aborto.

Apesar disso, as mulheres conquistaram algumas mudanças: o direito ao aborto em caso de risco à vida, depois em caso de estupro e mais recentemente em caso de anencefalia.

A lei prevê duas exceções, se realizadas por um médico: o aborto necessário ou em caso de estupro, com o consentimento da gestante ou, se ela for considerada incapaz, de seu representante legal.

O aborto é visto hoje por quem o defende como um direito da mulher, que teria assim o controle sobre o próprio corpo e poderia escolher seguir ou não com uma gravidez.

No entanto, essa visão é recente, fruto de décadas de lutas feministas pelo reconhecimento da igualdade jurídica entre homens e mulheres, que só foi oficialmente estabelecida no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988.

Ainda que assunto gere discussões, diversas celebridades brasileiras assumiram publicamente que já abortaram. Confira abaixo:

(Foto: Reprodução)

Betty Faria
“Abortos são momentos que traumatizam, que você se lembra. Momentos da sua vida que foram violentos. Mas que bom que eu fiz. Que bom que eu fiz. Eu não queria ter aquele filho”, revelou a atriz em entrevista ao UOL.

(Foto: Reprodução)

Cássia Kiss
Junto de outras famosas, ela também estampou a capa da revista Veja na edição que tratava sobre aborto, em 1997. Na época e ainda hoje, Cássia se posiciona contra a descriminalização do aborto. Ela tinha 30 anos quando recorreu ao procedimento. “Eu já me perdoei, mas às vezes fico contando a idade desse filho que eu teria tido”, disse ela em 2015, numa entrevista ao O Globo.

(Foto: Reprodução)

Cissa Guimarães
Ela também participou da capa da revista Veja, em 1997. Em 2010, a apresentadora voltou a falar sobre o assunto em entrevista a Folha de São Paulo. “Sou a favor da legalização do aborto, mas também gostaria que ele fosse extinto. Quando fiz, sofri muito. Mesmo legalizado, na suíte master do [hospital] Albert Einstein, eu não recomendo a ninguém”.

(Foto: Reprodução)

Debora Bloch
A atriz falou sobre isso pela primeira vez em 2015, numa entrevista à Marie Claire. “Quando tinha uns 20 anos, engravidei sem querer de um namorado e abortei. Meu ginecologista me indicou uma clínica. Não tive nenhum tipo de arrependimento depois. É hipócrita fingir que não existe porque não é legalizado, enquanto mulheres morrem em decorrência de abortos malfeitos”.

(Foto: Reprodução)

Elba Ramalho
A paraibana foi mais uma estava entre as mulheres que estamparam a capa da Veja em 1997. “Tem hora em que eu lembro que fiz um aborto e digo para mim mesma: ‘Não havia outra saída, eu agi corretamente’. Mas depois eu penso de novo e fico em dúvida: ‘Será que agi certo, mesmo?’”, disse ela na época. Elba tinha 22 anos quando recorreu ao procedimento. Hoje, a cantora é categórica em dizer que é contra a legalização.

(Foto: Reprodução)

Isabel Teixeira
Em entrevista à revista “Marie Claire”, a atriz Isabel Teixeira, que interpreta a personagem Maria Bruaca no remake de “Pantanal” admitiu já ter feito dois abortos. “Meus filhos vieram na hora que escolhi”, disse. Em outro trecho da matéria, ela contou que sua bisavó interrompeu a gestação com agulha de crochê, porque era viúva e gostava de namorar.

(Foto: Reprodução)

Luiza Brunet
Em sua biografia, lançada em 2014, ela revela que já fez dois abortos. O primeiro foi aos 17 anos, quando resolveu que queria focar na carreira ao invés de ser mãe tão jovem. O segundo aconteceu o filho Antonio estava com 8 meses. Ela conta que tomou essa decisão, pois o parto do menino havia sido muito complicado.

(Foto: Reprodução)

Maitê Proença
Em seu livro “Uma Vida Inventada”, lançado em 2008, a atriz admite ter abortado aos 16 anos. Aliás, a adolescência da atriz foi tudo, menos fácil. Aos 12 anos, ela teve a mãe assassinada pelo pai por adultério. Na época, ela testemunhou em defesa do pai e foi rechaçada pela família por isso. Hoje, Maitê é a favor da legalização do aborto.

(Foto: Reprodução)

Marília Gabriela
Em 1997 a revista Veja trouxe numa matéria de capa o tema “Eu fiz aborto”, com depoimentos de diversas mulheres, e Marília figurava entre elas. Já em 2014, a apresentadora aderiu à campanha “Precisamos falar sobre aborto”, da revista TPM, e declarou: “Estamos diante de um fato: no Brasil as mulheres morrem por abortos malfeitos há décadas. Nós, como sociedade, pretendemos continuar cúmplices dessa mortandade?”.

(Foto: Reprodução)

Sônia Braga
Em recente entrevista à revista Elle, a atriz admitiu que já abortou diversas vezes. “No primeiro, eu era muito criança. Tinha 17 anos. Se não tivesse um médico de confiança, eu poderia ter morrido. Crime é o aborto não ser legal no Brasil”.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba