O dia 21 de setembro, é alusivo ao Dia da Árvore e em Campina Grande a data está sendo comemorada com vasta programação pela Prefeitura Municipal por intermédio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente com o objetivo principal de conscientizar a população a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida no Brasil, em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.
A Sesuma desde o dia 18 do corrente mês vem realizando a distribuição de mudas em escolas públicas e privadas, fazendo plantios em condomínios residenciais, eventos, instituições como o 31º Batalhão de Infantaria Motorizado ( 350 unidades), além de realizar palestras nas escolas sobre a importância de plantar, cuidar e preservar uma árvore.
Nesta quinta-feira dia, 21, o secretário Geraldo Nobre Cavalcanti, a coordenadora do meio ambiente, Lilian Ribeiro, e técnicos do programa Minha Árvore, estiveram no Parque Linear do Dinamérica, e para simbolizar a data, com jornalistas e frequentadores do local, fizeram o plantio de mudas de pereiro e ipê, plantas nativas.
Com a criação do programa Minha Árvore e reativação do Viveiro Municipal de mudas, a Prefeitura já plantou ou distribuiu mais de 45 mil unidades, transformando a cidade numa das mas verdes do país, com reconhecimento nacional e conquista de prêmios. São produzidas sem mudas dia, de 92 espécies diferentes e hoje tem um estoque de quase 22 mil, para serem plantadas, repor ou distribuir com a população que basta a se dirigir a sede da Sesma e fazer a solicitação, e terá todo acompanhamento e orientação de técnicos.
O titular da Sesuma fez questão de enfatizar o compromisso ecológico-ambiental da gestão Bruno Cunha Lima, principalmente em relação ao Parque Evaldo Cruz, que ao final da obra terá um número ainda maior de plantas, pois foram retiradas em torno de 40 árvores, entre elas 33 da espécie algarobas, consideradas maléficas e e 7 que estavam comprometidas pelo tempo de vida, mas serão plantadas 50 para repor e ampliar a arborização do equipamento, que voltará a ser utilizado pela população.
“A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida, porque aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura, fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais. Se não fossem às árvores, não existiam os pássaros, por isso a sua grande importância para a natureza”, disse Geraldo Nobre.
Além disso, lembra o titular da Sesuma, que entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro, laranjeira, cajueiro que garantem alimentação e sustento para milhares de seres humanos e animais.
Em virtude da da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas. O desmatamento afeta diretamente a vida de toda a população, que passa a enfrentar erosões, assoreamento de rios, redução do regime de chuvas e da umidade relativa do ar, desertificação e perda de biodiversidade. “ A gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, foca no trabalho é de conscientização, fiscalização para diminuir estes problemas e incentivar para que a população plante, cuide e preserve nosso principal personagem da natureza’, afirmou,
Para a coordenadora do Meio Ambiente, Lilian Ribeiro, o dia 21 de setembro deve ser visto como um dia de reflexão sobre nossas atitudes em relação a essa importante riqueza natural. “Esse dia é muito mais do que o ato simbólico de plantar uma árvore e deve ser encarado como um momento de mudança de postura e conscientização de que nossos atos afetam as gerações futuras. É importante também haver conscientização a respeito da importância da conservação, bem como da necessidade de criação de políticas públicas que combatam a exploração ilegal de árvores.”, concluiu.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ALUSIVA AO DIA DA ÁRVORE
Dia 18 de setembro- teve distribuição de 70 mudas das de ipê amarelo, no Simpósio da Câmara Municipal de Campina Grande, debatendo o Setembro Amarelo,
No dia 20 , teve entrega de mudas para distribuição e doação no dia da árvore ( 21 de setembro) em entidades públicas e privadas, tais quais : Escola Walfredo Siqueira ;Hospital universitário Alcides Carneiro Colégio Nely de Lima e empresa PH ambiental
Dia 21- Acompanhamento do plantio de mudas no evento da empresa PH ambiental em alusão ao dia da árvore e plantio simbólico, de mudas no Parque Linear da Dinamérica;
Dia 22- Distribuição de mudas na Escola Estadual poetisa Vicentina Figueiredo, em alusão ao dia
Dia 23- plantio nos residenciais Nações Privê e ecopark de mudas nativas.
Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba