O Jardim Botânico Benjamin Maranhão realiza, desta quinta-feira (21) até o sábado (23), uma atividade de trilha autoguiada sobre o pau-brasil. A programação é referente ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro. A data busca sensibilizar sobre a preservação do meio ambiente.
A celebração tem por objetivo dar visibilidade às questões ambientais e melhorar as ações de conservação e preservação. Na Mata do Buraquinho, unidade de conservação onde se encontra o Jardim Botânico, é possível encontrar espécies como cajazeiras, cajueiros, imbiribas, sapucaias, além do pau-brasil.
“Neste Dia da Árvore, vamos homenagear o pau-brasil e, com isso, formulamos uma atividade autoguiada para que as pessoas possam conhecer um pouco mais sobre a espécie vegetal que deu o nome ao País. Iremos abordar a história, os aspectos botânicos, a sua utilização e entender a sua importância ecológica”, comentou a diretora do Jardim Botânico, Suênia Oliveira.
A trilha autoguiada trará também ensinamentos sobre o processo histórico do nosso país e noções sobre a conservação do pau-brasil. Os guias irão entregar um mapa para os participantes através do qual eles visitarão diversos pontos do Jardim para conhecer um pouco mais sobre a espécie.
Não será necessário fazer inscrição prévia e qualquer pessoa poderá participar. Os participantes de menor idade devem estar acompanhados de um adulto responsável para a interpretação do mapa. A ação ocorrerá em todo o horário de funcionamento do Jardim e não será necessário o uso de calça comprida e sapato fechado, pois a ação irá ocorrer na área externa do Jardim Botânico.
A ação também vai incluir doações de mudas e trilhas convencionais nos horários das 9h e das 14h. O Jardim Botânico fica localizado na Avenida Pedro II, Torre, João Pessoa/PB, com visitação das 8h às 16h30 e entrada gratuita.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba