No Brasil, o acesso ao Dispositivo Intrauterino (DIU) como método contraceptivo ainda é limitado, atingindo menos de 5% das mulheres em idade fértil e sexualmente ativas. Isso contrasta com a realidade de que 80% das mulheres brasileiras utilizam algum método contraceptivo, mas alarmantes 52% das gestações não são planejadas. Esses números destacam a necessidade de implementar métodos contraceptivos mais eficazes e de fácil acesso.
A questão do planejamento reprodutivo é de extrema importância, especialmente quando consideramos as taxas de morbidade e mortalidade materna no Brasil, que permanecem preocupantemente elevadas. Um dos principais pilares para combater esses problemas é a redução das taxas de gravidez não planejada.
Compreendendo a urgência dessa questão e reconhecendo os benefícios do DIU para a saúde das mulheres, a organização “Respeitare – Parto Respeitoso” está organizando o evento “DIU Respeitoso: Facilitando o Acesso aos Direitos Sexuais e Reprodutivos”. O evento ocorrerá no dia 26 de setembro de 2023, das 8h às 17h, com o objetivo de promover o acesso ao DIU como uma opção segura e eficaz de contracepção.
Durante o evento, serão oferecidas consultas de enfermagem para planejamento reprodutivo, incluindo a inserção do DIU. Uma iniciativa notável é a disponibilização deste serviço a preços sociais para o público em geral, bem como a oferta gratuita para aqueles em situação de vulnerabilidade social. O agendamento acontece até a próxima sexta-feira (22). Pessoas em vulnerabilidade social, serão atendidas gratuitamente; quem não é, será cobrado um valor simbólico. Quem não conseguir agendar, ficará em uma lista de espera para ser atendida na próxima ação, que provavelmente acontece em outubro deste ano.
O “DIU Respeitoso” busca não apenas fornecer acesso a um método contraceptivo confiável, mas também conscientizar sobre a importância do planejamento reprodutivo, dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, e da necessidade de reduzir as taxas de gravidez não planejada no país.
Esse evento é um passo crucial na direção de garantir que todas as mulheres tenham acesso a métodos contraceptivos seguros e eficazes, promovendo a saúde materna e a autonomia reprodutiva. Junte-se a nós no dia 26 de setembro e faça parte desse esforço para tornar o DIU uma opção acessível para todas as mulheres brasileiras. Afinal, o direito à escolha é fundamental para a promoção da saúde e do bem-estar das mulheres em nossa sociedade.
No dia do evento, as mulheres serão atendidas pelas profissionais de enfermagem da “Respeitare – parto respeitoso”, contando com toda a estrutura da casa de parto que é equipada para dar o suporte adequado às pessoas com útero durante todas as fases da suas vidas. Além disso, haverá uma equipe capacitada para prestar uma assistência de maneira respeitosa, integral e acolhedora.
Sobre a Respeitare
A Respeitare é formada por uma equipe de Enfermeiras Obstetras que atuam na assistência à saúde de gestantes e de suas famílias, na cidade de João Pessoa, na Paraíba. Teve o trabalho iniciado em 2017, fazendo assistência ao parto domiciliar planejado e atendimentos em consultório. Em 2021 foi inaugurada a primeira Casa de Parto privada do Nordeste, com o objetivo de ampliar a assistência respeitosa, humanizada e única para cada família atendida. A Respeitare realiza atendimentos de saúde ginecológica, saúde reprodutiva, acompanhamento do pré-natal ao parto, puerpério e puericultura.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba