saúde

Eduardo Suplicy é diagnosticado com Parkinson e usa cannabis medicinal

O deputado estadual de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), foi diagnosticado com a doença de Parkinson. A descoberta ocorreu no fim do ano passado. A informação é da jornalista Mônica Bergamo.

A doença está em estágio inicial e com sintomas leves. “Eu estava com certos tremores nas mãos, especificamente na hora de comer, de segurar os talheres, de tomar uma sopa. Tremia um pouco”, relata o político.

Suplicy está usando Cannabis medicinal no tratamento. O produto foi importado em fevereiro. O deputado defende que o item seja regulamentado pelo governo. Atualmente, não há distribuição do produto pelo SUS.

O petista tem feito campanha para que o Congresso Nacional se debruce sobre o tema. Nas redes sociais, Suplicy pede que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, coloque em pauta o projeto de lei 399/2015, que viabiliza a comercialização de medicamentos que contenham extratos, substratos ou partes da planta Cannabis sativa em sua formulação.

O Ministério da Saúde explica que o Parkinson é uma doença neurológica que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio, além de alterações na fala e na escrita. A Doença de Parkinson ocorre por causa da degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra.

Fonte: Diárido do Poder
Créditos: Polêmica Paraíba