Preocupante

Médico fala sobre Síndrome de Burnout, quais são seus sintomas e como procurar ajuda

Foto: Reprodução/ YouTube

Em entrevista ao Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan, nesta quarta-feira (14), o médico psiquiatra Thiago Guedes deu detalhes sobre a Síndrome de Burnout, distúrbio cada vez mais frequente no brasileiro devido ao excesso de trabalho.

Thiago falou que o trabalho não é o causador único da Síndrome, mas que é um fator preponderante.

“O trabalho não é o causador único, ele coopera com isso. Mas a gente também tem a questão genética, questões sociais”, explicou.

Segundo o médico, a supervalorização do excesso de produção tem contribuído para mais casos de Burnout. Cada vez mais o profissional deseja produzir mais em seu trabalho, seja por pressão de seus superiores, ou por medo de ser demitido, e acaba priorizando o trabalho em detrimento de outras prioridades.

Ele citou que a Síndrome de Burnout é mais frequente em profissões que demandam bastante pressão emocional,  citando como exemplo bombeiros, jornalistas, bancários, médicos.

Com sintomas, Thiago disse que as pessoas passam a perceber uma dificuldade de realizar suas atividades, sejam laborais ou não, perda de memória, dificuldade de dormir, perda do desejo sexual e até mesmo pesadelos com o próprio trabalho.

Caso esteja passando por esses sintomas, a recomendação do doutor é procurar ajuda médica, de um psicólogo e um psiquiatra e citou a mudança de rotina como uma das principais fontes de melhora dessa condição.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba