A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC realizou, na noite desta terça-feira, 12, a 4ª Conferência Municipal de Cultura, na Associação Comercial de Patos.
Bastante prestigiado, o evento reuniu representantes de diversos segmentos ligados à cultura, onde o intuito maior foi o de manter discussões e buscar projetos em suas diversas áreas.
Estiveram presentes, o prefeito Nabor Wanderley, a secretária de cultura do município, Germana Wanderley, o vice-prefeito Jacob Souto, o secretário de estado da cultura, Pedro Santos, o conselheiro estadual de cultura, Normando Vitorino, a conselheira municipal de política cultural, Perla Alves, representantes do Coletivo Derréis, de quadrilhas juninas, povos de terreiro e vários agentes culturais.
A secretária de cultura, germana Wanderley, defendeu a criação da “rota do calor” (referência ao clima predominante da região), já que no calendário estadual consta a rota do frio, e o Secretário de Estado da Cultura, Pedro Santos, que se mostrou encantado com tanta diversidade presente em um só evento aproveitou para trazer uma informação importante.
“Um evento extremamente participativo, com vários segmentos da cultura e da arte. Meu desejo é de que saiam daqui propostas proveitosas para que cheguem à Conferência Estadual que acontecerá em novembro na cidade de Campina Grande. A gente compartilhou uma informação bem relevante, o fato de que o Governador João Azevedo decidiu que os recursos da Lei Paulo Gustavo, na Paraíba, sejam regionalizados. Significa dizer, por exemplo, que a 6ª Regional, que é onde está Patos, já tem garantido um milhão e oitocentos mil reais”, informou o Secretário Pedro Santos.
Germana Wanderley enalteceu a participação dos ativistas e comemorou.
“Foi um sucesso. Estou extremamente grata, honrada e feliz com a participação de tantos artistas e ativistas culturais, onde fizemos uma mesa muito democrática, com a participação do Coletivo Derréis e do Conselho Municipal de Política Cultural, com as presenças do Prefeito, Nabor Wanderley, vice-prefeito, Jacob Souto, e o nosso objetivo foi alcançado”, comentou Germana.
Além de apresentações culturais, o encontro definiu os delegados eleitos para representarem o município de Patos na defesa de propostas culturais na Conferência Estadual, que ocorrerá em Campina Grande, ainda este ano.
Foram eleitos:
Adailton Evangelista lima;
Messias Soares;
José Augusto Medeiros;
Erinaldo Almeida;
Yslin Universo;
Tiago Padilha;
Cinthya Carvalho;
Renê Silva Júnior;
José Henrique (suplente).
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba