Segundo previsões da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), as mulheres continuarão sendo minoria no ramo científico nos próximos anos. Atualmente, de cada 10 pesquisadores no mundo, apenas três são mulheres (30%). Em relação a cargos de liderança, elas ocupam 38% destes postos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton.
Os dados foram destacados pela secretária de estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, durante o evento “Meninas e Mulheres na Ciência”, promovido pelo campus do Instituto Federal da Paraíba(IFPB), em Cabedelo. A ação faz parte da Semana de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia.
Rafaela participou da abertura do evento, com uma palestra sobre ‘A importância do Protagonismo Feminino em Diversos Segmentos’ e destacou a sua trajetória na política e como Secretária de Estado.
“Fico muito grata em ter a oportunidade de mostrar para mais mulheres que elas podem chegar onde sonham. Infelizmente o machismo ainda é muito forte e eu combato isso no meu ambiente de trabalho, encorajando mulheres a serem protagonistas”, disse.
A gestora destacou que ainda há uma desigualdade enorme na ocupação de espaços de poder, na política, na ciência, em cargos de chefia, mas defendeu que é preciso continuar combatendo o machismo estrutural.
“Já tive o prazer de representar as mulheres na Câmara dos Vereadores de Cuité, na Assembleia Legislativa da Paraíba e hoje estou no Governo do Estado. Tenho muito orgulho de tudo aquilo que construí, foi com muita luta, determinação e foco”, disse a secretária.
Participaram da palestra aproximadamente 100 jovens, na faixa etária entre 15 a 17 anos de idade, que são alunos dos cursos técnicos integrados de Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Multimídia, Química e Técnico em Panificação. Participaram ainda alunos do curso superior de Designer Gráfico.
O evento conta ainda com apresentação de trabalhos desenvolvidos por alunos, oficinas e palestras. A programação será encerrada na quarta-feira (13).
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba