O brasileiro João Fonseca, de 17 anos, fez história na noite deste sábado, 9, ao ser campeão do US Open Juvenil. Na grande final, diante do norte-americano Learner Tien, o carioca ganhou por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 4/6, 6/4 e 6/3.
Com o resultado, João também assumiu a liderança do ranking mundial da categoria.
Emocionado, o jovem vibrou ao celebrar a conquista e disse que se inspirou em Beatriz Haddad Maia, paulista semifinalista de Roland Garros. “Inacreditável. Estou muito feliz. Tenho muita gratidão por tudo, eu amo esse esporte. Lutei até o final, estou muito feliz. É inacreditável. Vim ao US Open tentando passar a barreira das quartas de final. Consegui passar e botei na minha cabeça que dava. Era jogar com o coração. Me inspirei na Bia Haddad, porque ela joga com o coração. Aqui se encerra minha carreira no juvenil. Agora é ir com tudo para o profissional”, declarou o garoto, em entrevista ao SporTV, projetando sua carreira entre as estrelas do tênis.
O carioca iguala Thiago Wild, campeão em 2018 da competição superando o italiano Lorenzo Musetti na final. Outro brasileiro campeão em simples foi o alagoano Tiago Fernandes no Australian Open de 2010.
O Brasil tem títulos nas duplas com Guga Kuerten (Roland Garros 1994), Felipe Meligeni (USOpen 2016), Marcelo ZormannOrlando Luz (Wimbledon 2014) e Matheus Pucinelli (Roland Garros de 2019).
Fonte: Jovem Pan
Créditos: Polêmica Paraíba