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PARAHYBA DO NORTE E SUAS HISTÓRIAS: Estação Ferroviária de João Pessoa - Por Sérgio Botelho

prédio da Estação Ferroviária de João Pessoa, no local e no estilo atuais, data de 1942. Quem autorizou a construção foi o interventor Rui Carneiro. Naquele tempo, o sistema ferroviário paraibano, que envolvia também Pernambuco e Rio Grande do Norte, pertencia à companhia inglesa The Great Western of Brazil Railway Company Limited. Mas a história das ferrovias na Paraíba tem início bem antes. A rigor, em 1871, quando o governo imperial autorizou a construção de uma estrada de ferro entre Parahyba do Norte e Alagoa Grande.

Foto: Viajando Todo Brasil

O prédio da Estação Ferroviária de João Pessoa, no local e no estilo atuais, data de 1942. Quem autorizou a construção foi o interventor Rui Carneiro. Naquele tempo, o sistema ferroviário paraibano, que envolvia também Pernambuco e Rio Grande do Norte, pertencia à companhia inglesa The Great Western of Brazil Railway Company Limited. Mas a história das ferrovias na Paraíba tem início bem antes. A rigor, em 1871, quando o governo imperial autorizou a construção de uma estrada de ferro entre Parahyba do Norte e Alagoa Grande. A concessão ficou com a The Conde d’Eu Railway Company Limited e o primeiro trem, em 30 de abril de 1881, segundo informações do Iphaep, foi posto a correr em trilhos assentados até o Entroncamento, território de Sapé, distante 30 quilômetros da estação inicial.

Em 1882, chegou em Mulungu, em 1883, Pilar, em 1884, Guarabira, daí a Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, então a Natal. Em Cabedelo, futuro porto do estado, somente fumarou em 1889. Através de mangues e alagados, a implantação dos trilhos foi cercada de muita dificuldade. O objetivo primeiramente estabelecido no Império, a cidade de Alagoa Grande, apenas foi alcançado em 1901, na República, portanto. Seis anos depois o trem apitou em Campina Grande.

Registre-se que a primeira estação, no antigo Largo da Gameleira (atual Praça Álvaro Machado), obra concluída em 1884, era bem perto da atual, na mesma região do Varadouro. Com a República entra em cena a já mencionada The Great Western of Brazil Railway Company Limited, que passou a tomar conta das linhas existentes nos estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba, de acordo com informações do Memória João Pessoa, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba.

Cerca de 40 anos depois foi construída a nova Estação Ferroviária (a atual), tombada pelo Iphaep desde agosto de 2001. A Great Western operou até 1957 quando foi criada a Rede Ferroviária Federal S.A-RFFSA (incluindo a Rede Ferroviária do Nordeste), empresa de economia mista gerida pela União. Em 1976 foi desativada a RFFSA (alcançando a Rede Ferroviária do Nordeste). Em 1982 o transporte ferroviário de passageiros foi reativado na Paraíba. Em 1984 oficializou-se a Companhia de Trens Urbanos – CBTU, que passou a comandar o sistema.

Fonte: Sérgio Botelho
Créditos: Polêmica Paraíba