A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, na sexta-feira (18), mais uma edição do projeto “De Repente na Estrada”. A próxima parada será no município de Serra Grande. Os convidados são os Irmãos Pereira (Paulo Pereira e Genaldo Pereira). A apresentação fica por conta de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento. O acesso é gratuito. A cantoria começa às 19h, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, no Bairro Bela Vista.
Paulo e Genaldo são cantadores de viola e repentistas naturais de Mauriti (CE), mas residem no município de Patos (PB). A dupla, que nasceu em uma família genuinamente poética, se profissionalizou em 1995, iniciando a carreira em sua cidade natal, no Sítio Boa Vista. São o 3º e 4º filhos entre onze do casal Manoel Ramos e Maria Silene.
Juntos, já apresentaram programas de rádio no Ceará e na Paraíba, fizeram inúmeras participações em festivais, cantorias de pé de parede e em eventos de repente e poesia por todo o país. Já gravaram dois CDs: “Um sonho realizado” e “Um belo exemplo de arte”, ambos na modalidade Cultura Popular do Repente. Em 2011, promoveram o 3º Congresso de Repentistas Irmãos Pereira. Com inúmeras participações em festivais, o que resultou no vasto currículo e uma história vitoriosa no universo do repente.
Desde julho de 2015, a Funesc vinha realizando o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além de conduzir as cantorias, realiza oficinas de declamação e versos pelo estado. Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.
Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia a dia. A poesia e a viola de Ivanildo estavam em todos os lugares da casa, e aos poucos foi despertando no menino o desejo de participar dessa disseminação da cultura popular. Fez da poesia a régua e compasso no seu projeto de vida. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.
De Repente na Estrada – O projeto, que teve início em 2022, já passou por várias cidades paraibanas, como uma extensão do ‘De Repente no Espaço’, que acontece desde 2015 nas dependências do Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. Durante a pandemia da Covid-19, a iniciativa derivou ainda o ‘De Repente na Rede’, com transmissões on-line das cantorias de viola no canal da Funesc no YouTube.
Serviço:
De Repente na Estrada – Serra Grande
18/08, às 19h
Convidados: Paulo Pereira (CE) e Genaldo Pereira (CE)
Apresentação Iponax Vila Nova
Local: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo
(Avenida Prefeito Ivo Pinto Ramalho S/N, Bairro Bela Vista)
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba