Chaga social

Secretarias de João Pessoa fazem ação com moradores em situação de rua e dependentes químicos em Tambaú: 'nossa grande dificuldade é convencê-los a sair'

Pessoas em situação de rua se aglomeram em Tambaú / Foto: Polêmica Paraíba

Uma ação integrada de secretarias da Prefeitura de João Pessoa, no fim da tarde desta quinta-feira (10), atendeu pessoas em situação de rua e dependentes químicos que têm se aglomerado em calçadas do bairro de Tambaú, na Capital. O objetivo foi dar continuidade ao trabalho do projeto ‘Ruartes’, que visa levar dignidade para esses grupos vulneráveis.

A ação foi encabeçada pela Secretaria de Segurança Pública de João Pessoa e contou com a participação das Secretarias de Direitos Humanos e Desenvolvimento Urbano. O foco é fazer um trabalho de limpeza nessas áreas, com recolhimento do lixo acumulado e levantamento sobre a identidade das pessoas, além de atendimento gratuito para aquelas que desejam sair das ruas.

Ao Polêmica Paraíba, a assessoria da Secretaria de Direitos Humanos informou que “A ação é um atendimento de rotina e busca saber quem são essas pessoas, o que elas precisam e se tem alguém que precisa voltar para o estado de origem”. Questionada, a pasta não informou se houve o recolhimento de algumas pessoas do grupo.

Em entrevista ao programa 60 minutos, da Rádio Arapuan FM, o secretário de segurança pública de João Pessoa, João Almeida, disse que a principal dificuldade da ação se encontra na resistência das pessoas em sair da rua. Além disso, segundo ele, a ajuda oferecida aos dependentes químicos, em forma de alimentação ou de comida, dificulta o convencimento dessas pessoas a aceitarem mudar de vida.

O secretário informou que a Prefeitura de João Pessoa dispõe de serviços de atendimento para todos que desejam sair da situação de rua. “A nossa grande dificuldade é convencê-los a sair, já que somos proibidos de tirá-los de forma forçada. Se continuar com essa distribuição de marmitas, eles vão continuar lá e sem querer de sair da rua”, disse João Almeida.

Fonte: Redação
Créditos: Redação