Conflito

Presidente da Ucrânia rebate falas de Lula sobre guerra contra Rússia: "Não trazem paz alguma"

Foto: O Globo

Em uma entrevista coletiva nesse domingo (7), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu apoio e compreensão dos países da América Latina no que diz respeito à guerra contra a Rússia. Na coletiva, Zelensky falou também sobre o presidente do Brasil Lula (PT), falando que suas recentes declarações “não trazem paz alguma”.

Questionado sobre a mais recente fala do presidente brasileiro, que disse que nem ele nem o presidente russo, Vladimir Putin, estão interessados na paz, Zelensky disse não ter entendido “muito bem” o que Lula quis dizer.

“As declarações de Lula não trazem paz alguma. É estranho falar sobre a segurança da Rússia. Somente a Rússia, Putin e Lula falam sobre a segurança da Rússia, sobre as garantias que precisam ser dadas para a segurança da Rússia. Só acho que ele tem sua própria opinião. Parece-me que não é necessário que seus pensamentos coincidam com os pensamentos de Putin. Seu país não está em guerra com ninguém, e seu país, o Brasil, é muito mais respeitado do que a Rússia no mundo hoje. O povo [do Brasil] é respeitado, sua visão, seus pontos de vista sobre o mundo são respeitados. O Brasil não é um país agressor, é um país pacífico. Por que você precisa concordar com as narrativas do líder do Estado, Vladimir Putin, que não é diferente de nenhum colonizador?”, iniciou.

“Para ser sincero, se o presidente Lula quiser me dizer algo, que se sente [comigo] e me diga. E acho que vamos acabar com isso. Honestamente, achei que ele tinha uma compreensão mais ampla do mundo. Acho que é muito importante ver o mundo inteiro”, continuou.

Durante a coletiva, o presidente ucraniano também convidou todos os países da América Latina para participarem de uma cúpula global para discutirem uma fórmula de paz para o conflito.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba