Em Medida Provisória publicada na edição desta quarta-feira (2) do Diário Oficial da União (DOU), o presidente Lula destina R$ 140.230.300,00 para atuação das Forças Armadas em apoio a ações emergenciais em territórios indígenas.
O recurso tem como destino o Ministério da Defesa, comandado por José Múcio Monteiro, que deverá empregar a totalidade do crédito extraordinário no “emprego das Forças Armadas em Apoio a Ações Emergenciais em Terras Indígenas – Nacional”.
A liberação do recurso acontece após o governo definir uma nova forma de atuação dos militares em ações de combate ao garimpo ilegal, especialmente no território Yanomami, um dos principais alvos da cobiça de Jair Bolsonaro (PL) e apoiadores.
A mudança se dá principalmente no modo de ação das Forças Armadas, que antes só dava apoio logístico e de inteligência a outros órgãos governamentais. Com o decreto, os militares passaram a atuar também em ações de combate e patrulhamento, revistando barcos e pessoas suspeitas de fazerem parte do esquema de garimpo ilegal.
Além disso, as Forças Armadas devem atuar no apoio ao enfrentamento de emergências de saúde.
Atualmente, cerca de 1,3 mil militares prestam apoio a outros órgãos governamentais nas ações em territórios indígenas.
Fonte: Polêmica Paraíba com Fórum
Créditos: Polêmica Paraíba