A nova tecnologia de comunicação sem fio, Li-Fi, utiliza lâmpadas de LED para transmitir dados de alta velocidade por meio de luz visível. Segundo divulgado pelo site Engenharia360, essa nova tecnologia já está sendo estudada há cerca de 10 anos e ganhou um maior destaque recentemente, com o padrão 802.11bb, estabelecido pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), e se tornou uma concorrente em potencial da tradicional tecnologia Wi-Fi.
Entenda um pouco mais sobre o Light Fidelity (Li-Fi)
O Li-Fi não faz o uso convencional de ondas de rádio como o Wi-Fi. Ele utiliza lâmpadas LED para pulsar a luz em altas velocidades, transmitindo informações. Os componentes essenciais para a instalação do Li-Fi incluem lâmpadas LED, sensores dou fotodetectores, equipamentos de processamento e sistema de modulação.
Em relação ao uso do Wi-Fi, o Li-Fi apresenta uma velocidade potencialmente mais alta, devido a grande largura de banda disponível no espectro de luz. Sua principal vantagem é que oferece uma maior segurança, uma vez que a luz não atravessa paredes, portas ou cortinas, mantendo os dados contidos em um único cômodo e tornando a rede menos suscetível a ataques externos.
Embora o Li-Fi ofereça velocidades potencialmente mais altas e segurança aprimorada, ele também possui algumas limitações. Por exemplo, a comunicação fica restrita à área de cobertura da luz, tornando-o mais adequado para ambientes internos. Além disso, a conexão pode ser interrompida se houver bloqueio direto da luz entre o emissor e o receptor.
Além disso, o Li-Fi pode ser utilizado em diversos dispositivos além de celulares e computadores, desde que esses dispositivos possuam sensores que possam captar e interpretar as variações na luz visível emitida pelas lâmpadas de LED utilizadas para a transmissão do Li-Fi.
Por fim, a tecnologia Li-Fi pode ser comparada com a fibra óptica para Internet, pois, ambos os métodos utilizam luz para transmitir dados, sendo que a fibra óptica utiliza cabos feitos de vidro ou plástico, onde a luz é transmitida ao longo das fibras, e a comunicação fica confinada nesses cabos. Já o Li-Fi, como dito antes, utiliza lâmpadas de LED com variações de luz visível para transmitir dados em uma área específica, não necessariamente confinada a cabos.
Fonte: Adriany Santos
Créditos: Polêmica Paraíba