Há um bom tempo as mulheres vêm ganhando uma maior representatividade, seja na vida empresarial, profissional ou carreiras políticas. Na cidade de Juru, no Sertão da Paraíba, não tem sido diferente deste cenário que só tende a crescer cada vez mais.
Com uma equipe formada por um grande número de mulheres, atualmente, a Prefeitura Municipal de Juru, conta com a prefeita, a vice-prefeita, três vereadoras e quatro secretárias, que ocupam as principais pastas da gestão municipal.
Segundo a prefeita, Solange Felix, a nomeação de mulheres para as secretarias, foi pensada desde que assumiu a administração de Juru, já por existir uma aproximação com todas que ocupam o cargo e que têm total competência em suas pastas.
“Todos os nomes foram bem pensados desde o início. Por ter uma aproximação com todas que hoje ocupa o cargo, e competência para cada pasta. De certa forma nos mulheres precisamos ocupar cada vez mais esse espaço na politica e também na gestão”, disse a prefeita.
A Prefeitura de Juru conta atualmente com 10 secretarias em atendimento, sendo elas, Secretaria de Saúde, Educação, Assistência Social / Secretaria da Mulher, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Finanças, Juventude, Esportes, Turismo, Lazer e Cultura, Administração, Infraestrutura e Controle Interno.
O comando da Prefeitura de Juru é feito pela prefeita Solange Félix e pela vice-prefeita, Maria de Jesus. Já as Secretarias são encabeçadas por Maria de Fátima, na Secretaria de Assistência Social / Secretaria da Mulher, Luciene Alves, na Secretaria de Educação e Maria das Dores Laureano Galvão, na Secretaria de Saúde.
Na Câmara Municipal, as mulheres também estão muito bem representadas pelas vereadoras Denise de Solange, do Cidadania, que tem 27 anos, por Cinalva de Diassis, do Avante, de 45 anos, e Isabella Teixeira, do Avante, que tem 27 anos.
“Nossa gestão tem uma integração feminina que vem dando resultados positivos. Nossa gestão tem mulheres guerreiras e competentes a frente do município, sendo nas direções de escolas, saúde, coordenação, secretárias
limpeza urbana, professoras, enfermeiras, e também motoristas no sexo feminino quebrando esse tabu, diga-se de passagem os pacientes que andam com elas sentem mais confiança e recebem melhores cuidados”, afirmou a prefeita Solange.
Ao destacar como se sente em ter uma administração formada por um grande número de mulheres, Solange disse que faz o possível para ter sempre mulheres no comando, para fazer o melhor, com êxito e com compromisso pelo município.
A secretária de Ação Social e Assuntos da família, Maria de Fátima está há 6 anos na pasta, é responsável pelo setor de Políticas para Mulheres, que tem como principal objetivo defender, proteger e implementar políticas públicas. Sempre ao lado daquelas que mais precisam e não conhecem os seus direitos.
Para Maria de Fátima, a avaliação da atual gestão, encabeçada por várias mulheres, é em nota máxima, já que a prefeita firmou desde o início um importante compromisso com toda a população de Juru, em especial com as mulheres.
“Avaliação é nota máxima. Porque a atual gestão tem um comprometimento com a população e em especial a mulher, com um olhar focado na defesa e buscando ofertar as mesmas o que lhe são de direito. Juru e região é privilegiado por termos uma prefeita, uma vice prefeita, três vereadoras e quatro secretárias”, disse Maria de Fátima.
Fonte: Adriany Santos
Créditos: Polêmica Paraíba