De 31 de julho a 06 de agosto, São Paulo sedia o São João Paulo, evento que reúne forró, cultura e tradição no Complexo Ibirapuera.
Os milhares de nordestinos que vivem na maior cidade do Brasil, vão poder matar um pouco da saudade do Nordeste, em um evento que vai reunir forró, cultura e tradição. Numa iniciativa da Medow Entretenimento e Cultura, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Turismo e de Cultura, a capital paulista recebe a primeira edição do São João Paulo, festa que deve reunir 25 mil pessoas/dia, no Complexo Ibirapuera. A entrada é totalmente gratuita, entretanto, é necessário adquirir bilhete de acesso, por meio do Sympla.
Durante sete dias, de 31 de julho a 06 de agosto, o Complexo Ibirapuera deve se transformar em um grande arraiá junino, para celebrar a cultura de uma das regiões mais importantes do Brasil. “O São João Paulo será a celebração da cultura nordestina na cidade com o maior número de nordestinos, fora do Nordeste. A ideia do evento é levar a alegria dos festejos juninos do Nordeste para os conterrâneos e para a população em geral”, ressalta o idealizador do evento e diretor da Medow Entretenimento e Cultura, empresário Jomário Souto.
O São João Paulo terá shows musicais com grandes nomes da música brasileira, sobretudo expoentes do ritmo que predomina nas festas juninas, que é o forró. A abertura terá a presença do cearense Tarcísio do Acordeon. Para o restante da semana, já estão confirmados, entre outros, nomes como dos pernambucanos Alceu Valença e Geraldo Azevedo; dos paraibanos Flávio José, Capilé e Roberta Miranda; do sergipano Mestrinho; do potiguar Dorgival Dantas; e dos baianos Solange Almeida e Léo Santana. Nomes conhecidos do público do Sudeste como Michel Teló, Leonardo e o grupo Raça Negra, também estão confirmados na grade artística, que tem ainda, Pablo, Cézar & Paulinho, Léo e Júnior, Ceian Muniz, Thales Lessa, Mariana Aydar, Rastapé, Trio Virgulino, Rudã e Raphael, João Ormond e Ana Rafaela, Fernando e Fabiano, Barra da Saia, Paula Falcão e Trio Nordestino.
Cultura e tradição
A ideia do São João Paulo surgiu com o objetivo de levar para o Sudeste um pouco da tradição da cultura nordestina, sobretudo as festas de São João, que acontecem durante o mês de junho nos nove estados da região. “Muitos dos turistas que participam das festas juninas, são do Sudeste, especialmente do Estado e da cidade de São Paulo. Mas, nem todos têm a oportunidade de viajar para conhecer os eventos que são realizados em diversas cidades em todo o Nordeste. Por outro lado, temos muitos nordestinos vivendo em São Paulo e que sentem falta de sua cultura. A partir daí, tivemos a ideia de fazer uma grande festa junina em São Paulo”, explicou Jomário Souto.
Além da música, o São João Paulo será uma oportunidade para vivenciar experiências culturais dos nove Estados do Nordeste. Quem visitar o Complexo Ibirapuera, na próxima semana, encontrará um espaço totalmente dedicado às manifestações culturais de cada Estado, tais como o Boi, do Maranhão e as quadrilhas juninas, da Paraíba. “Estamos montando uma área de cenografia, com espaços para exibição de elementos característicos de cada Estado, de forma que todos estarão representados no evento”, completa Jomário. O espaço cenográfico terá uma fogueira de 18 metros e réplicas de alguns prédios históricos de São Paulo, a exemplo da Estação da Luz e do Mercado Municipal.
A rica culinária do Nordeste será outro atrativo do São João Paulo. Será possível degustar algumas delícias típicas das festas juninas, a exemplo de canjica, pamonha, a carne de sol e a macaxeira. Tudo isso em um ambiente rústico, que lembra as vilas do interior, onde as festas de São João se originaram.
Com DNA totalmente campinense, a Medow Entretenimento e Cultura tem quase 20 anos de experiência no ramo de montagem de estrutura para grandes eventos. Por 17 anos, foi responsável pela estrutura d’O Maior São João do Mundo, em Campina Grande. Em 2019 assumiu também, por meio de uma Parceria Público Privada, a responsabilidade pela organização, captação e montagem da grade artística do evento, o que realizou até 2022, quando terminou o contrato de parceria.
Em 2020 e 2021, foi responsável pela execução da versão online do evento, durante o período da pandemia de covid-19. Desde 2022, realiza também por meio de PPP, o São João de Bananeiras, considerado o segundo maior evento do gênero, da Paraíba.
Serviço
Evento: São João Paulo
Quando: De 31 de julho a 06 de agosto de 2023
Onde: Complexo Ibirapuera – Rua Manuel da Nóbrega, 1361 – Ibirapuera – São Paulo (SP)
Hora: A partir das 14h
Acesso: 100% gratuito, mediante aquisição de ingresso no Sympla.
Realização: Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Turismo de São Paulo, Secretaria de Cultura de São Paulo e Medow Entretenimento e Cultura.
Site oficial:www.osaojoaopaulo.com.br
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/sao-joao-paulo/2093580
Confira a programação completa:
Dia 31/7 – Segunda-feira
19h – Rastapé – Vila Junina
20h – Tarcísio do Acordeon – Ginásio
20h – Trio Flor de Mussambê – Coreto
Dia 1º/08 – Terça-feira
18h – Trio Flor de Mussambê – Coreto
19h – Léo & Junior – Vila Junina
20h – Trio Flor de Mussambê – Coreto
20h – César & Paulinho – Ginásio
Dia 02/08 – Quarta-feira
18h – Trio Luarada brasileira – Coreto
19h – Ceia Muniz – Vila Junina
20h – Pablo – Ginásio
20h – Trio Luarada brasileira – Coreto
Dia 03/08 – Quinta-feira
18h – Trio Luarada brasileira – Coreto
19h – Trio Virgulino – Vila Junina
20h – Michel Teló – Ginásio
20h – Trio Luarada brasileira – Coreto
Dia 04/08 – Sexta-feira
17h – Rudã e Raphael – Vila Junina
18h – Trio Flor de Mussambê – Coreto
18h – Roberta Miranda – Ginásio
19h – Thales Lessa – Vila Junina
20h – Trio Luarada brasileira – Coreto
20h – Raça Negra – Ginásio
Dia 05/08 – Sábado
12h – Claudinei do Acordeon – Coreto
12h – Mestrinho/Mariana Aydar – Ginásio
14h- Trio Flor de Mussambê – Coreto
14h – Filhos da Bahia – Ginásio
15h – João Ormond e Ana Rafaela – Vila Junina
16h – Trio Luarada brasileira – Coreto
16h – Flávio José – Ginásio
17h – Fernando & Fabiano – Vila Junina
18h – Dorgival Dantas – Ginásio
18h – Claudinei do Acordeon – Coreto
19h – Barra da Saia – Vila Junina
20h – Trio Amizade – Coreto
20h – Solange Almeida – Ginásio
Dia 06/08 – Domingo
14h – Flor de Mussambê – Coreto
14h – Geraldo Azevedo – Ginásio
15h – Paula Falcão – Vila Junina
16h – Claudinei do Acordeon – Coreto
16h – Léo Santana – Ginásio
17h – Trio Nordestino – Vila Junina
18h – Alceu Valença – Ginásio
18h – Trio Amizade – Coreto
19h – Capilé – Vila Junina
20h – Leonardo – Ginásio
Abertura: Thiago Carvalho
20h – Claudinei do Acordeon – Coreto
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba