O BTG Pactual/Banco Pan liderou o ranking de reclamações do Banco Central, entre as 15 maiores instituições financeiras e de pagamento do Brasil, no quarto trimestre de 2022. Na sequência aparecem o Banco Bradesco e o Inter, segundo dados divulgados na última quinta-feira (19).
O conglomerado BTG/Pan teve um índice de reclamações de 76,13 (1.613 registros procedentes em um universo de 21,2 milhões de clientes). Em segundo lugar ficou o Inter, com índice de 36,90 (857 reclamações e 23,2 milhões de clientes), e em terceiro o C6, 33,13 (759 reclamações e 22,9 milhões).
O índice do BC é calculado a cada 3 meses, com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1 milhão. Quanto maior o indicador, pior a classificação da instituição.
Entre os “bancões”, o pior da lista é o Bradesco, na quinta posição, com índice de 21,64. O banco é o que teve mais reclamações em termos absolutos (2.225), mas o conglomerado tem 102 milhões de clientes. A instituição com mais clientes é a Caixa Econômica Federal (148 milhões).
Na lista com as 15 maiores instituições, o C6 Bank é a quarta mais reclamada (índice de 24,13), seguida de Pagbank-PagSeguro (22,47) e Itaú (20,27). Depois, aparecem Santander (7ª, com índice de 18,27), Caixa (8ª, índice de 12,51), Neon (9ª, com índice de 11,88), Votorantim (10ª, com índice de 9,94), Mercado Crédito (11ª, com índice de 9,83) e Banco do Brasil (12ª, com índice de 9,46). Fechando a lista, em 13º, Nubank (7,82), Original (7,51), em 14º, e Ame Digital em 15º (2,44).
Fonte: Info Money
Créditos: Polêmica Paraíba