Um Busto para Severino!

Bruno Filho

Temos um país repleto de “Severinos”. A maioria deles está no Nordeste, nos 9 Estados que compõem a região. Este a que vou fazer referência é um “Severino” especial. Aliás o nome completo dele é Severino dos Ramos Durval da Silva, um nome diferente deste paraibano que nasceu há 32 anos atrás na pequena Cruz do Espirito Santo, Zona da Mata.

Simplesmente, este homem simples e até com humildade exagerada é recordista mundial de conquista de títulos consecutivamente. Isso mesmo, foi o atleta de futebol que mais títulos ganhou e por 5 equipes diferentes. Se fosse um artilheiro certamente estaria nas manchetes. Se fosse de mídia faria comerciais um atrás do outro. Mas ele não é…é apenas Durval, o “xerife”, o “cangaceiro” como é carinhosamente chamado pelos companheiros.

Vamos então à extensa relação deste afortunado ser humano do mundo da bola: em 2003 foi campeão estadual pelo Botafogo, o nosso “Belo”; no ano seguinte foi campeão pelo Brasiliense e ainda ganhou o titulo da Serie B do Brasileiro. Em 2005, foi para o sul e sabem o que aconteceu ? campeão pelo Atletico Paranaense. Resolveu voltar as origens e desembarcou em Recife…

Resultado, tetra-campeão pernambucano pelo Sport, além de ainda ter conquistado a Copa do Brasil de 2008. No “Leão da Ilha” ganhou em 2006,2007,2008 e 2009. Deixou uma legião de fãs por lá e aportou na Vila Belmiro. Ao lado de craques consagrados foi tri-campeão em 2010,2011 e 2012, além de ter ganho a Copa do Brasil de 2010, e a Libertadores de 2011. Ainda ganhou a Recopa em 2012.

Neste próximo final de semana começa a decidir com o Corinthians o seu décimo primeiro título regional consecutivo ! pode ser undeca-campeão…11 vezes levantando a taça ! sabe o que representa isso ? só quem jogou futebol sabe como é difícil esta façanha, e com um detalhe que vou repetir, isso por 5 equipes diferentes, em Estados diferentes e com futebol completamente diferente.

O quê posso falar mais deste homem,que não seja a solicitação que seja erguido um busto em sua homenagem na pequena cidade. Talvez já exista, nem sei. Mas se não, que seja concluído este pedido que faço. É um orgulho da Paraíba ! só um profissional exemplar pode ganhar por 10 vezes e tentar a 11ª. Não é para qualuqer um, é para quase ninguém.

Imagino que Durval não ganhe por ano nem metade do que Neymar ganha em um mês, mas o futebol é assim mesmo, cheio de incoerências. Eu vivo para corrigí-las, poucas vezes eu consigo, mas faço a minha parte. Brigo por aquilo que eu acho justo e assim me sinto bem. O que vem pela frente eu não sei, ainda não completei meu curso de adivinho.

Realmente posso afirmar que torcerei para o meu time ganhar o campeonato, todos sabem que sou corintiano de 4 costados, mas particularmente vou contar um segredo a todos. Se o Santos ganhar vou ficar muito feliz, por Durval. Quero que ele fique eternizado, já estaria pelo que fêz, mas quero que aumente seu recorde interplanetário e inatingível.

Tudo começa no próximo final de semana e estarei bem atento. Parabéns a Cruz do Espirito Santo por ter um filho tão ilustre no campo esportivo, e parabéns à Paraíba que tem esse filho de sua terra. É por essas e outras que me orgulho de ser um “paraíba” no bom sentido, fazer parte deste pequeno mundo totalmente diferente do que vivi na minha vida. Diferente até no futebol !

Durval, nome que deve ser eternizado !