Estudantes da Escola SESI das cidades de Bayeux, Campina Grande, Patos e Sousa vão embarcar para o Rio de Janeiro em agosto para competir no Festival SESI de Robótica Off Season. Realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) nacional, o evento ocorre entre os dias 2 e 5 de agosto na Marina da Glória, na capital do RJ.
O torneio vai reunir 90 equipes, com 6 a 10 integrantes cada, de 24 estados brasileiros. Os estudantes, do ensino médio, competem em uma das três modalidades – F1 in Schools, FIRST Tech Challenge (FTC) e FIRST Robotics Competition (FRC) -, que envolvem desde réplicas de carros de Fórmula 1 a robôs que chegam a 2 m de altura e 56 kg.
O estado terá quatro equipes em uma modalidade.
FTC
Os estudantes constroem e programam robôs de médio porte, de até 19kg, a partir de um kit de peças reutilizáveis para que eles cumpram atividades, como carregar discos e blocos, em uma arena.
– 21078 Criadores, do SESI Corálio Soares de Oliveira, em Bayeux
– 19191 Destemidos, da Escola SESI Prata, em Campina Grande
– 17731 Legonautas, da Escola Dionísio Marques de Almeida, em Patos
– 16043 Robossauros, da Escola José de Paiva Gadelha, em Sousa
Não é só o desempenho do robô na arena que conta. Os estudantes também são avaliados pelos diversos recursos que utilizam para projetar, modelar, construir e programar o robô; além de projetos sociais com a comunidade e do plano de marketing e da gestão financeira das equipes.
Informações adicionais podem ser obtidas no site: https://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/off-season-brasil-2023/
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba