Durante pronunciamento no Plenário, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) falou sobre o avanço do crack no Brasil que, para ele, trata-se de um problema de saúde e de segurança pública. Vitalzinho classificou o avanço rápido da droga como uma “tragédia”que precisa ser combatida pelo poder público e pela sociedade, e cobrou medidas urgentes para resolver o problema. “O crack exige do poder público e da sociedade em geral uma abordagem distinta, diferenciada da que é dedicada às outras drogas. O potencial de dano social do crack não tem paralelo com as demais substâncias ilícitas”, afirmou.
O senador ressaltou que é a combinação do baixo custo com o efeito intenso do crack que faz a droga popular e perigosa, e alertou para o alto potencial de endividamento do dependente que, em pouco tempo, se desfaz dos próprios bens para manter o vício e pode também optar pelo furto, o roubo e o latrocínio.
Na oportunidade, Vital do Rêgo lamentou que o programa do governo federal voltado para o controle do crack não tenha alcançado “os efeitos e os resultados necessários que a urgência requer”.
Vital cobra medidas urgentes para combater o avanço do crack