Na noite desta quinta-feira (13), o Tribunal Regional Eleitoral decidiu cassar o mandato da vereadora Joyciene Lucio, tia do prefeito Jarques Lúcio, e de todos os suplentes da chapa do Pros nas eleições de 2020, em São Bento. A razão para essa medida foi a comprovação de fraude na cota de gênero.
Com essa decisão, o prefeito sofre mais uma perda na Câmara Municipal da cidade. A chapa em questão apresentou quatro candidatas que obtiveram votação nula, levantando a suspeita de que essas candidaturas tenham sido registradas apenas para cumprir a exigência de porcentagem feminina determinada pela Justiça Eleitoral. A argumentação de que essas candidatas tenham desistido da disputa não foi aceita pela Corte eleitoral.
Além da cassação dos mandatos, os políticos envolvidos também foram penalizados com uma inelegibilidade de oito anos. Com a anulação dos votos da chapa do Pros, haverá uma recontagem proporcional dos votos no município, mas não serão realizadas novas eleições, já que a porcentagem de sufrágios não atingiu 50%.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba