As imagens são impressionantes. O Twitter amanheceu abarrotado de vídeos e relatos devastadores do ciclone extratropical que chegou na madrugada desta quinta-feira (13), ao Sul do país. O estado do Rio Grande do Sul teve 343 dos seus 497 municípios atingidos. Parte das cidades de Santa Catarina ainda está sob alerta vermelho da Defesa Civil.
Ao todo, o ciclone deixa em alerta 69% dos municípios gaúchos e 25% dos catarinenses. O aviso é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Antes mesmo da formação do ciclone, na madrugada desta quarta-feira, por volta das 5h30, municípios da região dos vales, no RS, foram atingidos por chuva de granizo. Em Vera Cruz, no Vale do Rio Pardo, 3.000 residências foram danificadas por pedras de gelo e o município decretou emergência.
A Defesa Civil registrou estragos em 14 municípios na tarde desta quarta-feira. Vários municípios da região suspenderam as aulas.
O ginásio da Associação dos Servidores do Departamento Municipal de Habitação, no bairro Santana, em Porto Alegre, será usado para acolher possíveis desabrigados. A previsão é de chuva em todo a capital gaúcha durante todo o dia.
Veja vídeos abaixo:
🔴 AGORA | Vento extremamente forte pelo ciclone agora em Rio Grande, no Sul gaúcho. Parte da cidade está às escuras. Vídeo de Sandro Martins. pic.twitter.com/y4dcGlmEKj
— MetSul Meteorologia (@metsul) July 13, 2023
343 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul estão sob “grande perigo” de sofrer os efeitos de tempestade e vendaval, em conjunto ou isoladamente, em razão da passagem de um ciclone extratropical pelo litoral do sul do país.
➡️ O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia pic.twitter.com/2yPxEcNvKD
— UOL Notícias (@UOLNoticias) July 13, 2023
Pelotas-RS #ciclone pic.twitter.com/GpZktBina6
— Renato (@lutzrenatoo) July 13, 2023
🚨VEJA: Moradores mostraram como ficou o centro de Chapecó, em Santa Catarina, após a passagem do ciclone.
— CHOQUEI (@choquei) July 13, 2023
Fonte: Polêmica Paraíba com fórum
Créditos: Polêmica Paraíba