risco

Empresa responsável por prédio interditado em JP ainda não apresentou laudo de integridade - ENTENDA

 

A construtora responsável pelo condomínio que foi interditado em João Pessoa por risco de desabamento ainda não apresentou o laudo solicitado pela prefeitura.

De acordo com as primeiras informações, um mês antes de ocorrer a interdição, a Defesa Civil fez um pedido de correção à construtora, que não se prontificou em deixar o prédio dentro dos padrões exigidos.

O imóvel localizado no bairro do Bessa, apresenta comprometimento estrutural da laje do último andar, laje e vigas com deformações aparentes, que oferecem risco de colapso. As chuvas intensas registradas na capital, de 178,4 milímetros, podem ter contribuído para o comprometimento da estrutura do imóvel.

Conforme a Defesa Civil, a maioria das famílias que estavam ocupando o prédio seguiu as recomendações e deixou o imóvel. No entanto, algumas insistiram em continuar nos apartamentos, apesar de estarem cientes do risco, em contato com o Polêmica Paraíba, Renato Lins, diretor de Operações da Defesa Civil disse que o órgão recomendou que as famílias se retirassem do local, mas não pode obrigar que isso aconteça.

De acordo com Renato, o prédio está com manifestações patológicas evidentes. “O imóvel apresenta problemas graves, como fissuras de um lado a outro da viga e deformação da laje, o que compromete a sua estrutura. Infelizmente tivemos que interditá-lo devido ao risco de desabamento”, explicou.

O diretor de Operações informou que foi pedido um laudo de integridade estrutural por parte da construtora, onde deve ser apresentado imediatamente. O laudo deve ser feito por um engenheiro, e os problemas necessitam ser corrigidos imediatamente, pois existe também o risco de colapso progressivo, que é quando uma laje cai sobre a outra.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba