Neste mês é realizada a campanha Julho Amarelo, que chama a atenção para a prevenção às hepatites virais. A Secretaria de Saúde de Campina Grande vai realizar diversas ações de testagem e vacinação no Município.
Nesta sexta-feira, 7, as equipes do Centro Municipal de Infectologia Silvestre Gonçalves Maia vão realizar testagem e orientação na Casa de Acolhimento Irmã Zuleide Porto para as pessoas vivendo em situação de rua, a partir das 13h. Na quarta-feira, 12, a ação será desenvolvida na empresa Alpargatas.
Paralelamente, a Coordenação Municipal de Imunização vai ofertar as vacinas da Hepatite no Terminal de Integração de segunda a sexta-feira, manhã e tarde, e nos sábados pela manhã. A oferta dos imunizantes também segue nas salas de vacina de todas as Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas.
As vacinas disponibilizadas pelo SUS são as de Hepatite A para crianças de 15 meses a 04 anos e Hepatite B, que é dada ao nascer com dose única e não tem limite de idade para ser aplicada. Ainda tem a Pentavalente que tem em sua composição a Hepatite B. A Penta é aplicada aos 2, 4 e 6 meses.
As Hepatites Virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Os sintomas podem ser difusos e variar, mas têm como características a amarelidão dos olhos, a urina escura, fezes claras, dor abdominal, tontura, enjoo, vômito, entre outros.
Elas são transmitidas por vírus com diversas formas de contágio. A vacina se mostra eficaz na maior parte dos casos. A testagem é a forma adequada para o diagnóstico, que também decorre da avaliação clínica. A referência de atendimento em Campina Grande é o Centro Municipal de Infectologia, que fica na Avenida Floriano Peixoto, 1877 – Santo Antônio.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba