Aline Lins
Nos bastidores do Tribunal de Justiça da Paraíba, a notícia é de que já está em elaboração o projeto que visa a criação de mais quatro vagas de desembargador – passando de 19 para 23. Nessa hipótese, abriria uma vaga para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), mais uma vaga para o Ministério Público do Estado (MPE) e duas vagas para juízes de Direito da Justiça comum. A expectativa é que as vagas sejam criadas na gestão da desembargadora Fátima Bezerra como presidente do TJPB. Para agora, no entanto, a vaga do desembargador José Di Lorenzo Serpa, que está em vias de aposentadoria, já está movimentando Judiciário e Ministério Público. A vaga pertence ao Ministério Público do Estado – ou promotor de Justiça ou procurador de Justiça.
‘Verdinhos’
Na última quinta-feira, o TCE bloqueou as contas de 54 prefeituras por não terem entregue os balancetes dentro do prazo. O advogado Jhonson Abrantes explicou que as maiores dificuldades são dos prefeitos eleitos em 2012. Em alguns casos, além de falta de documentos e de estrutura, o problema passa pela falta de experiência.
MP do Magistério
Na próxima quarta-feira, a Câmara Municipal de João Pessoa deve votar a Medida Provisória da Educação, do Executivo municipal, que trata do reajuste do piso nacional do Magistério, que foi no percentual de 10%. O piso vigora desde o mês de janeiro.
Artilheiro na área
Ao nomear, ontem, Inaldo Leitão (PP) como secretário de Acompanhamento Governamental, o prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo disse que está reunindo um time forte para trabalhar pela cidade. O petista disse que o time estava bem, mas faltava o ‘artilheiro’.
Sem antecipação
Não é segredo para ninguém a excelente relação de Inaldo Leitão com o senador Cássio. Mas para quem subentende que Inaldo vai tentar aproximação entre Cartaxo e Cássio, ele não pretende discutir política antecipada.
Grande encontro
Na feira gastronômica Brasil Sabor, aberta na noite da última quinta-feira (2), na casa de recepções Sonho Doce, em João Pessoa, a conversa entre o governador Ricardo Coutinho (PSB) e o prefeito da capital, Luciano Cartaxo (PT), despertou curiosidades. O prefeito, no entanto, explicou, ontem, que o assunto tratado com o socialista foi relacionado à saúde do superintendente do Sebrae na Paraíba, Júlio Rafael. Luciano Cartaxo perguntava ao governador como estava a saúde do seu companheiro de partido, já que Ricardo o tinha visitado. Há dias, Júlio Rafael passou mal em São Paulo.