A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba e suplente de deputado federal, Rafaela Camaraense, destacou no 1° Fórum Paraibano de Energia Solar a importância do Governo do Estado investir em energias renováveis, que beneficiam as comunidades rurais e assegura ao pequenos e microempreendedores uma linha de crédito exclusiva para a aquisição de kits de energia solar. O evento foi realizado no auditório do Shopping Sebrae, em João Pessoa, e tratou das perspectivas para o futuro do setor fotovoltaico.
A parlamentar e secretária de Estado defendeu a redução dos custos de produção de energia solar e ampliação do acesso à energia limpa. “O desenvolvimento tem que andar de mãos dadas com a sustentabilidade. É fundamental investir em energia renovável e fornecer tecnologia para baratear e garantir acesso às comunidades rurais, moradores das cidades, além de pequenos e grandes empreendimentos. Nós sabemos da importância dessa produção de energia limpa e estamos atuando para democratizar o acesso a esse tipo de produção de energia limpa”, ressaltou Rafaela Camaraense.
A energia solar é uma das principais fontes de energia renovável do mundo e a Paraíba tem investido nessa fonte alternativa e sustentável. O Estado tem grande potencial para a produção de geração de energia solar, graças a radiação solar e projetos que incentivam o seu uso.
Rafaela Camaraense explicou os projetos que o Governo do Estado vem realizando para garantir investimentos e democratização da produção de energia limpa, entre eles o Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Paraíba, que vai beneficiar 50 mil famílias de comunidades rurais e a criação de Linha de Crédito Empreender Solar voltada aos pequenos e microempreendedores para a aquisição de kits de energia renovável.
O 1° Fórum Paraibano de Energia Solar foi organizado pela Associação Paraibana de Energia Solar (APBSOLAR). Participaram do evento empresas integradoras do setor, gestores públicos e especialistas.
Energia Solar – A energia solar é produzida através da luz e do calor emitidos pelo Sol. Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética. A Paraíba tem grande potencialidade para produção.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba