O traficante Fabiano Atanásio da Silva, conhecido como FB, foi condenado nessa quarta-feira (21) a 225 anos de prisão pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em julgamento que durou quase 22 horas, por ter sido o responsável por ordenar e comandar a invasão ao Morro dos Macacos, em 2009. O episódio ficou marcado pela queda de um helicóptero da polícia, que resultou na morte de três policiais que estavam no veículo.
FB foi condenado por três homicídios, seis tentativas de homicídio (de três sobreviventes do helicóptero e três agentes em terra) e associação com o tráfico.
Em setembro do ano passado, outros dois traficantes foram condenados pelos mesmos crimes. Foram eles Magno Fernando Soeiro Tatagiba de Souza, o Magno da Mangueira, e Leandro Domingos Berçot, o Lacoste. Eles tiveram sentenças de 193 anos, um mês e dez dias.
Em 2019, outro réu do mesmo processo, Luiz Carlos Santino da Rocha, o Playboy, foi condenado a 225 anos. Existia um quinto acusado, Michel Carmo de Carvalho, mas ele morreu antes de ser julgado.
FB participou do julgamento por videoconferência, de dentro do presídio federal de Catanduvas-PR, onde está preso. Seu advogado, Cláudio Dalledone, disse que vai recorrer da sentença.
“Trata-se de um processo defeituoso. É tudo baseado em ‘ouvi dizer’. Manifestações contrárias ao que está nos autos”, falou.
Mesmo após todos os anos de investigação, o autor dos disparos contra o helicóptero jamais foi descoberto.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba