investir

4 tipos de aplicações para começar a investir o seu dinheiro

No passado, o acesso à compra ao mercado de investimentos e compra de ativos financeiros de empresas nacionais ou estrangeiras era muito limitado, e apenas investidores com muito dinheiro e experientes podiam investir milhões neste mercado, já no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, surgiu os primeiros lugares para investir no mercado de investimentos via Internet, e desde então vem evoluindo de forma tão rápida quanto a tecnologia.

Fazer investimentos é uma forma de monetizar seus recursos e acumular capital, e mesmo com o cenário econômico do país esteja incerto, os indicadores ainda favorecem alguns setores econômicos e títulos tanto da renda variável quanto da renda fixa. Mas os investimentos mais vantajosos são aqueles que oferecem um retorno alto, excelentes perspectivas de crescimento e riscos que se encaixam no perfil do investidor.

Por onde começar a investir

São diversos os ativos de investimento, como os títulos públicos ou privados de renda fixa, esses tipos de investimento é mais seguros e já se conhece o valor final do rendimento no final do contrato. Já os investimentos da renda variável, incluem investimentos com maior risco, mas também com maior potencial de retorno, como CFD, ações, fundos de investimentos são alguns dos ativos desse tipo de investimento.

A informação é a base para a tomada de decisões importantes. Busque orientação, leia materiais direcionados e mantenha-se atualizado sobre as notícias do mercado financeiro – tudo isso pode ser valioso.

Para ter sucesso em seus investimentos é preciso estabelecer objetivos e metas a curto, a médio e a longo prazo, também estabeleça os prazos dos seus investimentos, pois estes devem estar alinhados com seu planejamento e objetivos.

Investimentos da renda fixa

As aplicações da renda fixa são conhecidas por serem menos voláteis e mais seguras. O cenário econômico está bem otimista para investimentos na renda fixa para este ano de 2023. Entretanto, cabe dizer, que nem sempre a rentabilidade das aplicações é fixa, pois isso vai depender do índice em que o investimento escolhido esteja atrelado.

Tesouro Selic

Esse é um investimento em título público do tesouro nacional que é emitido pelo governo federal, e é vista como um dos tipos mais conservadores de investimentos. Essa é uma aplicação pós fixada, e a rentabilidade é dada de acordo com a taxa Selic. A liquidez é feita diariamente, havendo garantia de recompra do papel por parte do tesouro.

Títulos de crédito privado

Outra opção de aplicação em renda fixa são os títulos de crédito privado, esses são expedidos por instituições não financeiras, podendo trazer uma rentabilidade maior, sem perder a previsibilidade e segurança que os rendimentos fixos trás.

O CRI – Certificado Imobiliário e o CRA – Certificado do Agronegócio são aplicações de título de crédito privado que não são garantidas pelo fundo garantidor de créditos, aumentando assim o risco do investimento. No entanto, essa é uma opção ajudam a aumentar a rentabilidade da carteira sem correr os riscos associados aos investimentos variáveis.

Investimentos da renda variável

Ao contrário da renda fixa, a opção deste outro tipo de renda, a variável consiste em opções que não possuem garantias ou previsibilidade, mas possuem maior potencial de rendimento. No entanto, um aumento nas taxas de juros em 2023 pode tornar a renda variável menos atraente para os investidores, dada a relação risco-recompensa.

Isso ocorre porque as aplicações da renda fixa têm um desempenho favorável, portanto, pode ser mais benéfico contar com ela onde o risco da sua carteira é minimizado. Porém, cabe observar que o investimento nesse tipo de renda tende a ser feito para os prazos mais longos, pois dessa forma os riscos são menores.

Moeda virtual

As criptomoedas popularizaram nos últimos anos, atraindo a atenção dos investidores e ganhando novos adeptos, principalmente depois de março, que foi um mês bastante promissor, tendo seus valores impulsionados com a crise bancário nos EUA. Alguns investidores preferem negociar criptomoedas diretamente, enquanto outros preferem negociar por meio de fundos de investimentos e CFDs.

Fundos de investimentos

Os investimentos em fundos atrelados a renda variável são separados entre aqueles em que cotas são comercializadas pela bolsa de valores e aqueles disponíveis nas plataformas de bancos de investimentos. Em geral, é possível se beneficiar de um aumento do valor das cotas ou do recebimento de determinados tipos de dividendos. Os FIIs e ETFs se tornam opções de investimentos interessantes que são realizados na renda variável.

As opções de investimentos na renda fixa juros e na renda variável, e a diversificação da carteira de investimento podem ser algumas alternativas úteis para aumentar seu patrimônio. No entanto, a escolha deve estar de acordo com seus objetivos e perfil de investimento.

Fonte: Polemica Paraíba
Créditos: Polemica Paraíba