picaretagem

MÁFIA DO APITO: conheça os casos mais famosos de manipulação de resultado no futebol

Revista Veja

 

O futebol não mexe apenas com as emoções dos torcedores, ele também movimenta rios de dinheiro a cada ano e, logicamente que com o avanço dos sites especializados em apostas esportivas, que também são vítimas na maioria desses casos, como a Bet365, os casos de manipulação de resultados voltariam a assombrar o nosso futebol. Dessa forma, vamos hoje relembrar os casos mais famosos de manipulação no futebol mundial, comprovando que esse tipo de picaretagem não acontece apenas em pequenas ligas.
As recentes descobertas de jogos da Série B do Campeonato Brasileiro com suspeita de manipulação deram o que falar nos últimos meses. Seguindo essa linha, acreditamos que o caso mais famoso em nosso país tenha sido o envolvendo o arbitro Edilson Pereira de Carvalho.
Em 2005, naquele que ficou conhecido como o ano da ‘Máfia do Apito’, Edilson foi preso acusado de manipular resultados de jogos do Campeonato Brasileiro daquele ano, que por sua vez teve os jogos em questão anulados e novamente disputados, o que mudou o rumo do Brasileirão naquele ano, ao fim, vencido pelo Corinthians.
Além do ex-árbitro, a polícia federal, que comandou as investigações, também prendeu o empresário Nagib Fayad, acusado de ser o responsável pelo esquema.
Mas como já dito, não é uma prática que mancha apenas o nosso futebol. Em 2006, na Itália aconteceu aquele que talvez seja o que mais envergonhou o futebol mundial. O caso que envolveu grandes equipes do Campeonato Italiano (Juventus, Milan, Fiorentina, Lazio e Reggina), trouxe à tona um esquema por conta da escalação de árbitros ‘comprados’ para apitar jogos específicos da competição.
Quando descoberto, o escândalo resultou no rebaixamento da Juventus, além da perda dos últimos dois títulos italianos conquistados em 2005 e 2006. Ademais, Todos os times envolvidos começaram a temporada seguindo com pontuação negativa. Ao todo, 19 dirigentes e árbitros foram suspensos.
Um caso bem recente e curioso aconteceu com o lateral inglês Kieran Trippier, que fez uma aposta em sua própria transferência — do Tottenham para o Atlético de Madrid. Descoberta a fraude, ele foi suspenso por dez semanas pela federação de futebol da Inglaterra e recebeu uma multa no valor de 70 mil libras (cerca de R$ 432 mil na cotação atual).
A certeza que temos é que essas não foram as primeiras, nem serão as últimas vezes que iremos ouvir falar em manipulação de resultado. O importante é que agora as medidas estão sendo tomadas de formas mais duras, com suspensão de atletas envolvidos nos casos mais recentes, pagamento de multas altíssimas e até banimento do esporte profissional como já aconteceu em dois casos aqui no Brasil.

Fonte: Com Terra
Créditos: polêmica paraíba