A Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) realiza o concerto de São João desta temporada de 2023. Para atender ao crescente público que prestigia os concertos que dialogam com o popular, o evento acontece no Teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural, em João Pessoa. Será nesta sexta-feira, dia 16 de junho, às 20h00. A entrada é gratuita.
Considerando a participação do público nos concertos juninos anteriores, a coordenação da OSUFPB decidiu fazer o concerto numa sala maior. Para isso, firmou uma parceria com a FUNESC, que cedeu o Teatro Paulo Pontes para a realização do evento. Trata-se de um espaço com capacidade de 660 lugares, ou seja, mais que o dobro da Sala Radegundis Feitosa, onde costumeiramente acontecem os concertos da Orquestra.
Mas, apesar da maior capacidade da sala, é recomendável que os interessados cheguem o mais cedo possível para pegar sua senha gratuitamente na bilheteria do teatro. A entrega da senha começará às 18h45. Convém esclarecer que, uma vez lotada a sala, não será permitida mais a entrada de ninguém por questão de segurança.
O repertório
O concerto junino traz no repertório canções populares dos mestres da música que caracteriza essas festividades que tanto nos representam. Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Antonio Barros e Cecéu e Jackson do Pandeiro são alguns dos compositores cuja obra irá embalar esta festa que mistura cordas com zabumba, sanfona e triângulo.
Os ritmos tradicionais que embalam nosso São João estarão agitando o coração de quem se fizer presente neste concerto criteriosamente construído a partir do respeito profundo às nossas tradições nordestinas. A regência é do maestro Carlos Anísio, que assina a grande maioria dos arranjos traduzidos para esta estrutura orquestral.
As participações
Esta grande festa junina traduzida pela OSUFPB conta também com a participação das cantoras Maria Kamila e Carol Rodrigues, além do sanfoneiro Francismar Caju, da musicista Ingrid Simplício, que tocará a zabumba, e do professor do DEMUS Leo Meira, que agitará os ritmos com o triângulo. Todas essas participações têm uma bela história na cena cultural da Paraíba, sobretudo no que diz respeito às festividades juninas.
Fonte: Mais PB
Créditos: Polêmica Paraíba