A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba deu início à Operação Corpus Christi na madrugada desta quinta-feira (7). A ação vai até às 23h59 do domingo (11). As ações de fiscalização compõem o calendário de fiscalização viária da PRF, na busca por promover um trânsito mais seguro durante feriados prolongados.
O objetivo da ação é realizar fiscalizações em pontos estratégicos a fim de coibir as principais infrações de trânsito que põe em risco a segurança de todos os usuários das rodovias federais.
Infrações comuns
Deixar de usar o cinto de segurança é infração de natureza grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira nacional de habilitação. A infração por estar sem capacete na moto, seja como piloto ou passageiro, por exemplo, é considerada gravíssima e sujeita a multa de R$293,47, suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo.
Confira orientações para garantir uma viagem segura
Primeiramente fazer um planejamento da viagem, identificar locais de parada para abastecimento, alimentação e descanso do motorista.
Fazer uma revisão no veículo, verificando freios, luzes, nível de combustível, dentre outros itens obrigatórios e fundamentais para sua segurança.
Verificar se a documentação do veículo e do condutor estão em dia.
Antes de iniciar a viagem, com o veículo ainda parado, colocar o cinto de segurança e se certificar que os demais passageiros também estejam com o cinto afivelado, lembrando que as crianças deverão usar dispositivo de retenção adequado para a sua idade e peso (ex: bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação).
No caso de motocicleta, colocar adequadamente o capacete, tanto o condutor quanto o passageiro.
Durante a viagem, respeitar a sinalização e as normas de trânsito. Destacamos especialmente o respeito aos limites de velocidade, só ultrapassar em locais permitidos e com segurança, não transitar pelo acostamento e por fim, jamais misturar bebida e direção.
Para informações, denúncias, comunicação de crimes e acidentes a PRF disponibiliza o número de emergência 191 e também do aplicativo PRF Brasil, disponível para Android e IOS.
Fonte: Assessoria
Créditos: Assessoria