O blog Cheni no Campo entrou em contato com a FIFA, para saber quais são as emissoras de rádio do Brasil que adquiriram os direitos de transmissão para a Copa das Confederações, que acontece em junho, e para a Copa do Mundo de 2014.
A entidade disponibilizou em seu Canal de Mídia a relação completa das emissoras de rádio e televisão que compraram da GloboSat (TV Globo) os direitos de transmissão das competições.
Algumas emissoras ainda estão em negociam a obtenção dos direitos da Copa do Mundo, uma vez que não há mais tempo para comprar a Copa das Confederações.
Ao todo, 21 emissoras brasileiras já adquiriram a licença para fazer a cobertura. Além da TV Globo (dona dos direitos de imagens do torneio), apenas a Band exibirá a competição em canal aberto.
Os valores cobrados para as emissoras de rádio assustaram o mercado. A cobertura dos torneios envolve, por exemplo, uma divisão da cota de patrocínio vendida pelas emissoras, além do valor fixo exigido, que gira em torno de US$ 850 mil (cerca de R$ 1,5 milhão) – quase o triplo do valor cobrado na Copa do Mundo da África do Sul, realizada em 2 010.
Confira a lista brasileira:
TV Globo Radio Globo S.A. (Rádio Globo Rede)
Rádio Gaúcha S/A
Radio Excelsior S.A. (CBN)
Rádio EBC- Empresa Brasil de Comunicao (Rádio Nacional-RJ)
Rádio Cultura de Miracema
Radio Jovem Pan
Rádio e Televisão Bandeirantes Ltda.
Radio Brasil Sul (Londrina-PR)
Fundação Santo Antonio
TV e Radio Jornal do Commércio (Recife-PE)
Radio Itatiaia (Belo Horizonte-MG)
Rádio Paiquerê (Londrina-PR)
Radio Olinda Pernambuco
Radio Transamérica de São Paulo
Radio TUPI S.A. (Rio de Janeiro)
Radio Metropolitana FM (Bahia)
Rádio Verdes Mares (Ceará)
Radio Liberdade de Caruaru
Radio Clube do Pará
Radio Jornal de Sergipe
Radio Clube de Goiana S/A