O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta segunda-feira (5), a terceira matéria da terceira rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado, onde os leitores poderão conhecer os prefeitos com os melhores índices de aprovação da Paraíba.
Para saber quais são os gestores mais queridos do estado, serão quase 100 pesquisas municipais que abrangem a avaliação nos dois primeiros anos de mandato.
A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, em diversas áreas da gestão das prefeituras; isso irá direcionar o futuro das administrações em melhorar ainda mais a vida dos seus habitantes.
Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de Brejo do Cruz. A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de maio de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 300 na zona urbana e 100 na zona rural.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra
O primeiro dado mais importante observado na pesquisa foi a avaliação da gestão, nessa área do levantamento na qual existe a divisão entre ótimo e bom, o Prefeito atingiu 81,1% de aprovação, ratificando o ótimo trabalho dos dois primeiros anos do primeiro mandato de Dr. Tales na cidade.
Na área da pesquisa onde é perguntado aos 400 entrevistados, se você aprova ou desaprova a gestão, os bons números se repetem com o Prefeito tendo 83% de aprovação.
A boa administração, a gestão mais eficiente que às anteriores e o trabalho são os principais pontos considerados pelos 332 munícipes que aprovam a administração, como primordiais para o sucesso do mandato de Tales Torricelli.
Nas áreas específicas pesquisadas pelo projeto, as que mais se destacam são: Os serviços prestados nos postos de saúde com 80% de aprovação; a avaliação da coleta de lixo que atinge 82,1% e a categoria que mais se sobressai no levantamento, são os ótimos números das escolas municipais que chegam a 84,3% de aprovação perante os 400 entrevistados.
O município de Brejo do Cruz é considerado um dos mais antigos da Paraíba. Em 1600 o português Antônio Barroso Pereira resolveu cultivar um pequeno sítio que se chamava Olho D’Água do Meio. Coube, entretanto, a Manoel da Cruz Oliveira Lêdo, famoso desbravador do sertão paraibano, a fundação do povoado, por volta de 1700, instalando-se no sítio Olho D’Àgua dos Boqueirões que seria mais tarde a cidade de Brejo do Cruz.
Por volta de 1850 foi cultivado um pequeno sítio que pertencia a família Viana, no mesmo local onde se encontra edificada a cidade. Alguns anos depois, chegava Antônio Pedro, comerciante, que montou uma bodega e logo em seguida (1920) construiu uma latada, dando origem a feira que alcançou grande fama em toda a região. Em 1928 o Sr. Candinho Saldanha montou uma empresa que beneficiava o algodão. A iniciativa alcançou grande sucesso e contribuiu para o rápido crescimento do povoado, gerando empregos e incrementando a movimentação natural dos produtos. Em 1939 Candinho vem a falecer e a sua empresa encerra as atividades, mas a estrutura que se formou no povoado, garante-lhe prosperidade e crescimento.
A cidade também é muito famosa por ser a terra natural do cantor Zé Ramalho e a principal exportadora da turmalina paraíba, uma das joias mais valiosas e vendida a peso de ouro no mercado internacional.
Tales Torricelli de Sousa Costa e Silva nasceu em Brejo do Cruz-PB no dia 06 de novembro 1987. Formado em medicina, é concursado da Prefeitura Municipal de São Bento-PB, onde trabalha prestando serviço como médico cardiologista do SUS e clínica privada. Tales também foi aprovado para ser professor substituto da disciplina de cardiologia do curso de medicina da UFRN campus Caicó-RN.
O maior nome da oposição de Brejo do Cruz, era Ivandi Melquíades de Sousa Filho, que tentou ser Prefeito em 1996, 2000, 2004, 2012 e 2016. Após a derrota contra Barão em 2016, o grupo de Ivandi resolveu apresentar um novo nome para tentar vencer o pleito de 2020.
O escolhido foi o Doutor Tales que estava em sua primeira experiência na política. Apoiado por lideranças como o Deputado Júnior Araújo e o ex-Governador Cássio Cunha Lima, Tales surpreendeu e venceu a eleição com 4.384 votos (51,25%), trazendo novos ares a política de Brejo do Cruz.
Nas últimas eleições o Prefeito, apoiou para a Assembleia, Júnior Araújo (PSB), na disputa para a Câmara ele esteve ao lado de Hugo Motta (Republicanos), no Senado Efraim Filho (União) e na briga pelo Governo, o Prefeito apoiou Pedro Cunha Lima (PSDB).
Todos os candidatos tiveram ótimos números em Brejo do Cruz, se destacando a expressiva vantagem que Pedro Cunha Lima conseguiu ter nos dois turnos.
BREJO DO CRUZ | APOIO DO PREFEITO | VOTAÇÃO |
GOVERNADOR | Pedro Cunha Lima | 4.103 / 4.557 |
SENADOR | Efraim Filho | 4.085 |
DEPUTADO FEDERAL | Hugo Motta | 3.507 |
DEPUTADO ESTADUAL | Júnior Araújo | 3.423 |
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba/AgoraSei