O secretário de governo de Recife, Aldemar Santos, disse nas redes sociais, nesta sexta-feira (02), que foi vítima de racismo durante reunião da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), no Centro de Convenções da Capital, evento que discute os desafios das cidades brasileiras. O episódio ocorreu, segundo ele, durante o credenciamento para participar do evento.
“A jovem que estava fazendo meu cadastro, aproximou-se de alguém, cujo nome e qualificação eu tenho, mas não vou expor aqui, por não ser esse o objetivo da postagem. Foi quando, ao retornar, a recepcionista questionou-me se eu era segurança”, contou, dizendo ter ficado indignado com a cena. “Eu não posso me calar”, escreveu.
“Hoje, ocupo um cargo com relativa visibilidade e que me dá um ‘local de fala’ que não me permite silenciar. Não é dado a ninguém que passe por isso: silenciar-se”, disse o secretário do governo João Campos (PSB). Também por meio das redes sociais, o gestor prestou solidariedade ao auxiliar. “Toda a minha solidariedade ao secretário de Governo do Recife, Dema Santos, depois do caso de racismo ocorrido hoje, durante credenciamento para encontro da FNP, em João Pessoa”, escreveu.
A Frente Nacional dos Prefeitos, em comentário publicado nas redes de Dema, desculpou-se com o secretário. “Pedimos desculpas pela lamentável situação de racismo vivenciada no credenciamento do Reflexões sobre o futuro das cidades”. “Tão logo soubemos do ocorrido, que tem nosso total repúdio, desligamos a empresa de recepcionistas contratadas para apoiar a realização do evento, o que não nos afasta da nossa responsabilidade”, acrescentou a nota.
https://www.instagram.com/p/Cs_pkOLutIO/?igshid=MmJiY2I4NDBkZg%3D%3D
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba