O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte traz nesta terça-feira (30), a segunda matéria da terceira rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado.
Após trazer os níveis de aprovação dos Prefeitos mais queridos da Paraíba, a editoria do Polêmica Paraíba apresenta o projeto Contagem Regressiva – Eleições Municipais 2024.
Essa iniciativa será composta pelos levantamentos das gestões das principais cidades do estado e repetidas pesquisas referentes a sucessão nos 223 municípios da Paraíba.
A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, sobre como a população enxerga os nomes apresentados tanto da situação, como da oposição.
Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de São João do Rio do Peixe. A pesquisa foi realizada nos dias 20 e 22 de maio de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 152 na zona urbana e 248 na zona rural.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.
Em 2024 teremos um duelo de gigantes em São João do Rio do Peixe, que englobará um gestor eleito com uma grande aprovação e uma Deputada Estadual com muita força na região de Cajazeiras. O Prefeito Luiz Claudino tem 47 anos e conseguiu se eleger em 2020, com apoio do ex-Prefeito Airton Pires em uma disputa contra o também ex-Prefeito Lavoisier Dantas.
A eleição de 2020 foi a coração de Claudino, que já havia sido Vereador por três mandatos consecutivos e que conseguiu vencer com uma larga vantagem, ao atingir 7.260 votos (69,65%).
A sua provável rival será a Deputada Estadual Dra. Paula. A esposa do Prefeito de Cajazeiras, José Aldemir, vem desde o ano passado afirmando que tem vontade de ser candidata na cidade e já cogita mudar o seu domicílio eleitoral, para poder concorrer a Prefeitura.
A Deputada tem muita força na região e foi a segunda candidata mais votada para a Assembleia na cidade em 2022, atrás de Airton Pires, que foi o nome apoiado pelo Prefeito Luiz Claudino.
Uma outra curiosidade nessa possível disputa, é que os dois eram até o começo deste ano filiados ao Progressistas, mas o Prefeito decidiu ir para o PSB, o que abriu ainda mais a probabilidade deste duelo acontecer em 2024.
Na questão espontânea, onde a população é perguntada sem alternativas, sobre quais seriam os seus candidatos em 2024, o Prefeito e a Deputada confirmam o favoritismo e são os mais lembrados pela população.
Na sequência vemos os ex-Prefeitos Airton Pires e Lavoisier Dantas. Lavô, como é conhecido o gestor que ficou no cargo entre 2005 e 2012, já manifestou seu apoio a Dra. Paula, afirmando que a esposa de Zé Aldemir, é um nome qualificado para a chapa majoritária da oposição no ano que vem.
Já na pesquisa estimulada, onde é apresentado os nomes que manifestaram publicamente a decisão de se candidatar e que também são os dois mais votados na espontânea, a influência do primeiro mandato do Prefeito, está trazendo nesse momento, a dianteira para Luiz Claudino. O Prefeito aparece com bons números ao atingir 60% dos votos.
Dra. Paula tem 20%, na sequência nós temos a opção Nenhum/Branco/Nulo com 5,8% e o Sem Opinião/Não Respondeu atingindo 14,2% dos votos.
No questionário proposto a população, os habitantes são divididos em oito categorias: Gênero, Idade, Ocupação, Renda, Escolaridade, Religião, os bairros da cidade e se a pessoa mora na Zona Urbana ou Rural.
Claudino ocupa a dianteira em praticamente todos as áreas da pesquisa, o gestor municipal só é superado por aqueles que ganham mais de seis salários mínimos, os que afirmam não ter religião e em quatro bairros (Bairro da Ponte, Portelinha/Adelino Pinto, Pereiros e Baixio dos Albuquerques).
Pegando o recorte de algumas categorias, a liderança do Prefeito, é maior entre o público masculino, aqueles que afirmaram ter entre 35 a 44 anos, os donos de negócios, os que tem ensino superior, evangélicos e os que vivem na zona rural do município.
Fonte: VItor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba/AgoraSei