O Polêmica Paraíba juntamente com o Instituto de pesquisa AgoraSei, do Rio Grande do Norte lança nesta quarta-feira (24), a primeira matéria da terceira rodada do projeto de pesquisa mais inovador do estado.
Após trazer os níveis de aprovação dos Prefeitos mais queridos da Paraíba, a editoria do Polêmica Paraíba apresenta o projeto Contagem Regressiva – Eleições Municipais 2024.
Essa iniciativa será composta pelos levantamentos das gestões das principais cidades do estado e repetidas pesquisas referentes a sucessão nos 223 municípios da Paraíba.
A pesquisa inédita conseguiu extrair um material que mostra a opinião dos habitantes de cada município de forma clara e objetiva, sobre como a população enxerga os nomes apresentados tanto da situação, como da oposição.
Nesta matéria, o Polêmica Paraíba e o Instituto AgoraSei disponibilizam a pesquisa no município de São Bento. A pesquisa foi realizada nos dias 16 e 17 de maio de 2023, utilizando uma amostra de 400 entrevistados, sendo 324 na zona urbana e 76 na zona rural.
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.
Em 2024 teremos um duelo de gerações que mais uma vez englobará membros de importantes dinastias da cidade. O Prefeito Dr. Jarques Lúcio tem 42 anos e conseguiu se eleger em 2016, com apoio do ex-Prefeito Márcio Roberto em uma disputa contra o então Prefeito e sobrinho de Galego Souza, Gemilton Souza.
Jarques se reelegeu em 2020 contra Galego Souza, ratificando a força política de um gestor estreante, que mesmo apoiado por Márcio, demonstrou ser uma das grandes liderança do sertão e um dos representante da nova geração da política paraibana.
O ambiente que parecia coeso por seis anos e quatro eleições, acabou de forma súbita no começo de 2023. A gota d`água teria sido uma votação na Câmara de Vereadores, onde um aliado de Márcio votou contra o Prefeito e a filha do Secretário de Articulação, teria se ausentado da sessão para prejudicar o Prefeito.
Essa briga acabou unindo dois rivais históricos com mais de 30 anos de intensas disputas em São Bento. O Deputado Estadual Galego Souza e Márcio Roberto. Roberto ficou no poder de 1997 a 2004 e Galego de 2005 a 2012. Nas eleições seguintes, seus grupos se digladiaram pelo poder, com Galego vencendo em 2012, ao apoiar seu sobrinho Gemilton, contra o filho de Márcio, Jullys.
Nas eleições de 2024, os grupos rivais se dividiram em duas chapas que estão praticamente completas. O lado de Jarques terá o empresário Gerfeson Carnaúba como o candidato da situação, o vice ainda não foi escolhido.
Carnaúba é estreante na vida pública, integrante de uma família muito respeitada na cidade e um empresário de sucesso na área alimentícia e têxtil.
A oposição já tem toda a chapa definida, Marcos Davi, será o candidato a Prefeito, por indicação de Galego, e o empresário Rafinha Banana, ligado a Márcio, será o Vice.
Marcos Davi foi eleito três vezes vereador de São Bento, em 2004, 2008 e 2012, e já foi Presidente da Câmara Municipal. em 2016 compôs chapa como vice-prefeito da cidade ao lado Gemilton Souza e nas últimas eleições foi segundo suplente da chapa de Pollyanna Dutra ao Senado. Marcos é filiado ao Progressistas.
A influência dos 8 anos de Jarques estão, trazendo nesse momento, a dianteira para Gerfeson Carnaúba. O empresário aparece com 43,5% dos votos.
Marcos Davi tem 17,5%, na sequência nós temos a opção Nenhum/Branco/Nulo com 18,5% e o Sem Opinião/Não Respondeu atingindo 20,5% dos votos.
No questionário proposto a população, os habitantes são divididos em oito categorias: Gênero, Idade, Ocupação, Renda, Escolaridade, Religião, os bairros da cidade e se a pessoa mora na Zona Urbana ou Rural.
Gerfeson ocupa a dianteira em praticamente todos as áreas da pesquisa, o empresário só é superado por aqueles que ganham mais de três salários mínimos e em três bairros (Doutor Maia, Barra de Cima e Alto do Cipó).
Pegando o recorte de algumas categorias, a liderança do candidato apoiado pelo Prefeito, é maior entre o público feminino, aqueles que afirmaram ter entre 25 a 34 anos, os funcionários públicos, os que tem cursos superior, evangélicos e os que vivem na zona urbana do município.
Uma outra pergunta importante feita aos entrevistados é a influência que os líderes políticos de São Bento trazem aos seus candidatos.
49,5% afirmam que votariam em um candidato apoiado por Dr, Jarques, esses números ratificam a maioria que todos os nomes apoiados pelo Prefeito tiveram nas eleições gerais de 2022.
As áreas onde Gerfeson tem a dianteira são praticamente um espelho daquelas onde Jarques tem a maioria na influência do voto. A única diferença só é apresentada, na questão de gênero, pois o público masculino é quem é mais inclinado a apoiar um candidato do Prefeito.
No lado da oposição, a população não parece ter abraçado a aliança entre Galego e Márcio, dois dos maiores caciques políticos da história da cidade. 55, 3% dizem que não votariam em um candidato indicado pelos dois. O mais impressionante nos dados é que a aliança não consegue ter maioria em nenhuma das categorias individuais, os únicos lugares onde os entrevistados afirmam que votariam em um nome apoiado pela dupla, são nos mesmos bairros que indicam preferência pela candidatura de Marcos Davi.
Fonte: Polêmica Paraíba / Agora Sei
Créditos: Polêmica Paraíba / Agora Sei