Está sendo realizado entre os dias 12 e 14 de maio, em Brasília, o I Congresso Brasileiro de Epilepsia e Saúde Mental – 2023, com apoio do Ministério da Saúde, Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, Aspepb e Centro de Aneurisma do DF. (confira aqui a programação). Durante o Congresso, foi discutido a realização de novos eventos e criações de novos centros de epilepsia na região Nordeste e Centro Oeste do país. Pacientes dando relato de sua jornada com a epilepsia refratária também fizeram parte do evento.
O Dr. Marcos Wagner, especialista em Neurocirurgia / Presidente Sociedade Nordestina NCR – Hospital Antônio Targino – Hospital do Trauma CG na Paraíba, participou do congresso. O médico ressaltou em contato com a reportagem do Polêmica Paraíba, que durante o evento, houve troca de experiências com outros especialistas em crises convulsivas e epilépticas, que trabalham em Brasília e em Goiânia, onde os profissionais envolvidos trocaram conhecimentos para melhorar a saúde da população.
O médico também esteve ao lado de parlamentares paraibanos que lutam ao lado da especialidade com projetos que buscam melhorar a saúde dos paraibanos nesse quesito.
https://www.instagram.com/p/CsJeJ1cuACt/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
O Doutor Marcos Wagner de Sousa Porto empossa o cargo de Presidente da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia e leva, com grandeza, a evolução da área a todos os estados do nordeste. Formado pela Universidade Federal de Campina Grande, o Doutor Marcos também se especializou no Hospital SOCOR de Belo Horizonte.
Também esteve presente no Congresso, o Dr Giordano Patrick, neuroclinico da equipe de epilepsia do ISAS HAT, em suas redes sociais, ele se disse honrado em particpar do evento, “tive a honra de participar hoje do primeiro dia da programação do I Congresso Brasileiro de Epilepsia e Saúde Mental, que acontece em Brasília”.
“Minha palestra foi sobre Síndromes epilépticas que caracterizam encefalopatia do desenvolvimento, de modo que vou apresentei estudos que mostram como a epilepsia intensa pode contribuir para o comprometimento cognitivo e comportamental do paciente, o que pode influenciar na piora do quadro clínico no decorrer do tempo”, disse o médico paraibano.
“Esse evento é de extrema importância para que possamos avançar em técnicas de diagnóstico e tratamento para os pacientes que sofrem com a epilepsia”, finalizou.
https://www.instagram.com/p/CsJ9ukLvts9/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==
O I Congresso Brasileiro de Epilepsia e Saúde Mental, contou também com a presença da psicóloga Dra Andréia Fadul, que realizou na manhã deste sábado suas palestras intituladas, ” Depressão X Suicídio” e “Pânico e Ansiedade”. Também na manhã de hoje, o Dr Fábio Pontes do DF falou sobre “Anatomia do lobo temporal”, no primeiro dia do evento o médico realizou a palestra “Estimulador do nervo vago e qualidade de vida”. Também do DF, o Dr Marcelo Martins realizou neste sábado a palestra “Epilepsia refratária : Como eu trato”.
Do Nordeste, Dr Thiago Firmo do Rio Grande do Norte, realizou sua aula online para quem estava presente no Congresso e falou sobre “Cirurgia de Epilepsia”. O Congresso contou com a presença de diversos outros especialistas que realizaram palestras durante os dias do evento, você pode conferir a lista completa acima, junto com toda a programação.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba