Entrevista

EXCLUSIVO: Dr. Jarques detalha ida para o PSB, projeta sucessão em 2024 e critica aliança Márcio Roberto - Galego Souza

As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será no sertão da Paraíba, mas precisamente em São Bento. A terra mundial das redes é um dos municípios mais divididos politicamente no estado. Três famílias tem conquistado o poder nos últimos 40 anos, os Souzas, os Robertos e os Lúcios.

Arte: Marcelo Jr

As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será no sertão da Paraíba, mas precisamente em São Bento.

A terra mundial das redes é um dos municípios mais divididos politicamente no estado. Três famílias tem conquistado o poder nos últimos 40 anos, os Souzas, os Robertos e os Lúcios.

Em 2024 teremos um duelo de gerações que mais uma vez englobará membros dessas dinastias. E o nome da vez na nova ala da política da cidade é Dr.Jarques.

Jarques Lúcio, mais conhecido como Dr. Jarques, é um urologista formado na UFPB, com especializações em São Paulo e nos Estados Unidos e que continua exercendo a medicina nos principais hospitais da capital.

Estreante nas eleições de 2016, Jarques conseguiu acabar com uma dinastia na cidade, na época com apoio do ex-Prefeito Márcio Roberto em uma disputa contra o então Prefeito e sobrinho de Galego Souza, Gemilton Souza. O Prefeito retribuiu o favor e apoiou o grupo dos Robertos, em duas disputas pela Assembleia. Jullys em 2018 e Márcio em 2022.

Jarques se reelegeu em 2020 contra Galego Souza, ratificando a força política de um gestor estreante, que mesmo apoiado por Márcio, demonstrou ser uma das grandes lideranças do sertão e um dos representante da nova geração da política paraibana.

O ambiente que parecia coeso por seis anos e quatro eleições, acabou de forma súbita no começo de 2023. A gota d`água teria sido a quebra do acordo pelo grupo de Márcio Roberto, que apoiou publicamente um candidato que é adversário político da situação e que vem fazendo repetidos ataques a gestão de Jarques.

Passado três meses do racha que abalou a política paraibana, o Polêmica Paraíba traz aos leitores um novo quadro com entrevistas exclusivas, com os grandes atores da nossa política. E nessa estreia, o Prefeito fala um pouco mais sobre o caso, detalha sua ida para o PSB e projeta a sucessão em 2024.

Vitor Azevêdo: Prefeito, passado três meses da ruptura com Márcio Roberto, como está o seu sentimento sobre o caso e como o Senhor vê o futuro da política de São Bento?

” São Bento é uma cidade muito jovem, temos apenas 64 anos de existência e estamos crescendo em um ritmo muito bom nos últimos anos. Somos a capital mundial das redes e temos mais de 3 mil redeiros levando seus trabalhos para o Brasil e América Latina, já somos a 13 cidade em população e a sétima em educação, quando se coloca a quantidade de alunos matriculados. Infelizmente até a nossa vitória em 2016. a cidade foi durante vinte anos governada, em uma velha política que se autoalimentava no poder para usufruir dos cargos”.

” A eleição de 2016 foi o contraste de Davi x Golias, nós só tínhamos um Vereador ao nosso lado, contra 12 do então Prefeito que tinha todo o poderio político e financeiro ao seu dispor, mas mesmo lutando contra tudo isso, a cidade resolveu mudar e nos deu o voto de confiança. A nossa vitória trouxe a transparência necessária para a cidade, criamos uma Controladoria Geral, fomos premiados no Ministério do Meio Ambiente por sermos o primeiro município a implementar 100% de cobertura de energia solar nas escolas e também fomos escolhidas a melhor cidade do Norte-Nordeste em Governança Municipal pelo Conselho Federal de Administração”,

” A nossa reeleição em 2020 foi o reconhecimento do ótimo trabalho no nosso primeiro mandato, em uma disputa contra o Ex-Prefeito Galego Souza que é adepto da velha política. O Deputado era um adversário ferrenho de Márcio Roberto, que vinha trabalhando na nossa base e que de repente decidiu se aliar ao seu inimigo de décadas, infelizmente nós nunca queremos perder nenhum aliado, mas nós entendemos que esses dois grupos se juntaram por interesses pessoais na busca pelo poder”.

“Essa união era impensável anos atrás, eles vivam brigando, colocando processos em cima do outro e isso infelizmente, é a síntese da velha política, tudo foi combinado no carnaval, em um hotel 5 estrelas de Natal, regado a muito whisky 18 anos, demonstrando a aliança dos ricos em detrimento do povo. Mas eu estou muito tranquilo, tenho certeza que nosso mandato é técnico e melhora a vida das pessoas”.

“Apoiei Márcio nas últimas eleições quanto ele teve sua melhor votação e 15 dias depois do pleito, seu filho o qual eu também apoiei em 2018, lança um nome que agora é o vice da oposição, que sempre foi contra o nosso mandato. Está na cara que o Deputado tramou essa situação, usufruiu da nossa gestão e criou essa nova aliança pensando nele mesmo, tudo pela busca do poder para os ricos e para a sua própria satisfação pessoal”.

VA: O Senhor escolheu como seu sucessor um nome que nunca ocupou um cargo público, o Prefeito tem algum temor em relação a falta de experiência de Gerfeson Carnaúba? 

” Essa escolha foi algo muito bem pensada por nosso grupo, nos reunimos com nossas lideranças, aliados e toda nossa base de Vereadores, e chegamos ao nome de Gerfeson. Ele é um empresário, vindo de uma família tradicional na cidade que luta por tudo que prezamos, é um jovem, gerador de empregos, honesto e que tem uma história de vida como a minha, pois cresceu através do trabalho. Eu tenho minha convicção plena que teremos uma grande vitória em 2024, não será uma vitória minha ou de Gerfeson e sim da nova forma de fazer política, que não pensa na política como um meio de atrair benefícios para si, como é o caso de Márcio e Galego”.

” Eu e Gerfeson pensamos unicamente em dar o melhor para a população, eu como médico e ele como empresário, não precisamos viver da política, para nós a política é uma missão e por isso não temos a intenção de usufruir do bem público e sim de servir o povo da forma mais honesta possível”.

VA: O Senhor foi reeleito no Cidadania em 2020 e se filiou recentemente ao PSB, o Senhor é próximo e apoiou nas últimas eleições o Senador Efraim e o Deputado Federal Murilo Galdino. Existiu algum convite de União Brasil ou Republicanos?

“Eu tenho uma relação ótima com Efraim, 2022 foi a quinta vez que eu votei nele, então temos um relacionamento que não é pautado em uma eleição, são 20 anos ao lado de Efraim e eu tenho certeza que ele foi o Deputado Federal que mais trabalhou por nossa cidade, confesso que tive e que fiquei honrado com o convite do União Brasil. Murilo Galdino teve a maior votação da história de São Bento na disputa pela Câmara Federal e isso é algo muito relevante para o nosso grupo, pois nossa cidade também foi onde Murilo foi mais bem votado dentre todos os 223 municípios da Paraíba”.

“O Deputado é de Campina Grande, sua cunhada é Prefeita de Pocinhos e a maior votação veio de um lugar que ele não conhecia antes da eleição, graças a essa nossa excelente relação também recebi o convite do Republicanos, mas tive que recusar, pois eu sou aliado de João desde o primeiro momento. O primeiro evento de João foi em São Bento lá em abril de 2018, também fui um dos primeiros Prefeitos a declarar meu apoio ao até então Secretário, então quando ele foi para o Cidadania e me convidou eu atendi prontamente e nessa volta ao PSB, eu vi que seria o mais coerente seguir ao lado do Governador. União Brasil e Republicanos são parceiros da nossa gestão, mas por questão de gratidão e compromisso, decidi continuar no espectro partidário de João Azevêdo”.

VA: Márcio Roberto agora é Secretário do Governo, o que o deixa próximo de João Azevêdo, o Senhor teme perder o apoio do Governador nas eleições do ano que vem?

“Joao Azevêdo é um bom homem e um ótimo Governador e eu confio em sua coerência. O Secretário votou em José Maranhão nas eleições de 2018, no último pleito não foi fácil convencê-lo a apoiar o Governador na nossa chapa, pois Márcio teve conversas com outros candidatos, inclusive no segundo turno, mas eu passei para ele que não poderia lhe apoiar, se ele não estivesse ao lado do Governador”.

“Não tenho dúvida nenhuma de que o Governador apoiará o nosso candidato pois somos nós que estamos defendendo João desde o início, sei que o Governador quer englobar o maior número de aliados ao seu lado e eu considero isso uma decisão acertada, mas tenho certeza da coerência do homem e do político João Azevêdo, que sabe do nosso trabalho e da parceria de sucesso entre a nossa cidade e o Governo”.

VA: Prefeito, o nome do Senhor já é colocado por alguns analistas para uma possível disputa na Assembleia ou na Câmara em 2026, O Senhor tem essa aspiração ou ainda é algo muito precoce para se pensar?

“Primeiramente eu agradeço essa sua colocação em me colocar como um provável candidato em 2026, sou um homem muito trabalhador, apaixonado pela urologia, mas também sou fascinado pela gestão pública e acredito que o manejo da gestão pública seja a forma correta de melhorar a vida das pessoas. Eu sinceramente não tenho esse plano para às eleições futuras, se for da vontade do nosso grupo, que em 2026 sejamos candidato a algum cargo, iremos sentar com os aliados e com o Governador, para buscar não o melhor para Jarques e sim o melhor para São Bento e para o sertão do estado”.

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba