A Orquestra Sinfônica da Paraíba retoma, nesta semana, o projeto OSPB nos Bairros, que prevê apresentações em comunidades de João Pessoa e de cidades do interior do estado, levando a música erudita e popular para pessoas que não tiveram a oportunidade de ver de perto a atuação de uma orquestra. O primeiro concerto popular de 2023 será nesta quinta-feira (11), às 20h30, na Paróquia Virgem Mãe dos Pobres, no Jardim Planalto, na Capital, com regência do maestro Gustavo de Paco de Gea. A entrada é gratuita.
O maestro explicou que os concertos nos bairros terão este ano um repertório composto por dez músicas. “O programa escolhido para esses concertos será como uma viagem musical, em diferentes épocas e países, até chegar ao Brasil. Teremos músicas só pra cordas, músicas no estilo Armorial, trilhas de filmes, músicas internacionais para orquestra completa e músicas brasileiras e nordestinas, também para orquestra completa”.
Os moradores do Jardim Planalto e bairros vizinhos vão poder assistir a orquestra paraibana executar a suíte “Dom Quixote”, do compositor alemão Georg Philipp Telemann; “Varen (Última Primavera)”, do norueguês Edvard Grieg; a “Sinfonia nº 40”, do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, e “The Stars and Stripes Forever”, do americano John Philip Sousa.
O público vai conferir também composições de quatro pernambucanos. São elas: “Asa Branca”, do Rei do Baião Luiz Gonzaga, com arranjo de Cussy de Almeida; “Espera (2º movimento da cantata natalina)”, do Maestro Duda; “Dança do Cavalo Marinho”, de Levino Ferreira, com arranjo de Guedes Peixoto, e “Mourão”, de Clóvis Pereira em parceria com o carioca Guerra Peixe. “Mourão” é considerado o hino do Movimento Armorial.
As músicas de filmes que estão no repertório dos concertos populares são “Gabriel’s Oboé”, de autoria do maestro italiano Ennio Morricone, e que faz parte da trilha sonora do filme A Missão, de 1986; e “Presepada”, dos brasileiros Sérgio Campelo e Cláudio Moura, tema do personagem João Grilo do filme O Auto da Compadecida, do ano 2000.
OSPB nos Bairros – O projeto foi criado com o objetivo de alcançar um público fora das salas de concerto, com apresentações da Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba em várias localidades da capital e também em outras cidades do sstado. As igrejas são os espaços populares escolhidos para sediar esses concertos.
Desde 2016, foram realizados concertos em igrejas dos bairros de Mangabeira, Valentina de Figueiredo, Jaguaribe, Funcionários II, Cruz das Armas e Centro de João Pessoa. Entre os municípios que receberam concertos das sinfônicas paraibanas estão Campina Grande, Pilar, Cajazeiras e Sousa, sempre com um grande público lotando as igrejas.
Os moradores dessas cidades experimentaram a emoção de ouvir as orquestras executarem músicas de compositores como Jean Sibelius, Tchaikovsky, Mahle, Saint-Säens, Bizet, Mozart, Strauss e Leonard Bernstein, como também dos brasileiros Luiz Gonzaga, Maestro Duda, Cyro Pereira, Felinho e Alberto Nepomuceno. Os concertos têm entrada gratuita e muitas vezes contam com participação especial de cantores líricos e de instrumentistas, como solistas.
O regente
Natural de Buenos Aires, Argentina, Gustavo de Paco de Gea graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Após trabalhar alguns anos como docente e flautista nas orquestras argentinas, foi convidado pela Universidade Federal da Paraíba para ser professor do Curso Superior e de Extensão de Flauta, onde ensina até hoje.
Trabalhando na UFPB desde 1978, foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros, apresentando-se em todo o país e no exterior com esse grupo camerístico. É também membro fundador e primeiro flautista da Orquestra Sinfônica da Paraíba desde 1980.
Desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Recife (PE), desenvolvendo intenso trabalho na área da música sinfônica também em outras orquestras do país. Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, Gustavo de Paco de Gea tem se apresentado nos mais importantes festivais do Brasil.
Foi professor de flauta convidado no Centro de Criatividade Musical de Recife, em 1996 e 1997, e assumiu nesse ano a preparação dos sopros na Orquestra Infantil do Estado da Paraíba. É regente de orquestra desde 2001, ano em que criou a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, envolvendo jovens talentosos da região. Nesse organismo, foi diretor artístico e regente titular até 2010.
Em 2012 foi nomeado maestro e diretor artístico da Orquestra Criança Cidadã, em Recife, e, no ano seguinte, foi designado para reger o Concerto de Estreia da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), regendo desde então recorrentemente esse organismo como maestro convidado. Em 2014, aceitou o convite da Prefeitura de João Pessoa para ser maestro assistente da nova Orquestra Sinfônica Municipal, onde permaneceu até 2018. Atualmente, o maestro Gustavo de Paco de Gea é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.
Serviço
Projeto OSPB nos Bairros
Orquestra Sinfônica da Paraíba
3º Concerto Oficial da Temporada 2023
Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea
Dia: 11 de maio (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Paróquia Virgem Mãe dos Pobres, Rua Compositor Rosil Cavalcante, 130, Jardim Planalto
Ingresso: Gratuito
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba