opinião

UFPB despeja na justiça 350 alunos da Academia de Comércio Epitácio Pessoa - Por Tião Lucena

A Universidade Federal da Paraíba pleiteou e conseguiu na justiça o despejo de 350 alunos que ali estudam o ensino básico.

imagem: reprodução/internet

Nunca estudei lá, mas me acostumei a vê-la como parte permanente da paisagem da cidade. A Academia de Comércio Epitácio Pessoa estava ali, no mesmo lugar onde se encontra agora, quando aqui cheguei em 1975. Aliás, estava há mais tempo, desde priscas eras.

Mas agora paira sobre o centenário educandário a ameaça de despejo. A Universidade Federal da Paraíba pleiteou e conseguiu na justiça o despejo de 350 alunos que ali estudam o ensino básico.

Quanta ironia, não é mesmo? Uma universidade pública despejando uma escola, também pública.

Isso porque, na década de 70, o Governo do Estado doou o prédio da Academia à UFPB. E em 2014, quando deixaram de ministrar o Curso de Comércio na Academia, a Universidade achou por bem reivindicar a posse do imóvel. E o fez na justiça. O caso rolou e agora, no início do mês, saiu a decisão: A escola tem 45 dias, a contar do dia 2 do corrente, para desocupar o prédio, sem direito a choro ou a vela. A Direção ainda tenta junto ao reitor da UFPB contemporizar, pedir para ficar até o final do ano e assim evitar maiores prejuízos para os estudantes.

Será que vai conseguir?

Fonte: Blog do Tião
Créditos: Blog do Tião