Durante o mês de abril de 2023, o Hospital da Criança e do Adolescente de Campina Grande realizou 6.543 atendimentos, o que corresponde a mais de 200 pessoas por dia. Os atendimentos compreendem crianças e adolescentes de outras 58 cidades da Paraíba e até de estados vizinhos.
Em janeiro deste mesmo ano, esse número era de 2.858 e em março foram 5.737 crianças atendidas, o que corresponde a um crescimento superior a 100%. E em abril a média de atendimentos seguiu subindo, com 806 atendimentos a mais do que em março. Mais de 90% dos atendimentos foi de síndromes gripais e/ou respiratórias.
“Todos os anos neste período temos esse aumento de adoecimento infantil em todo o país por causa dos vírus sazonais sinciciais. Mas nos últimos anos esses casos têm subido acima do esperado. Por esse motivo, é essencial que os pais redobrem os cuidados com os filhos e ofereçam todas as vacinas de acordo com a faixa etária”, disse o secretário de Saúde, o médico Gilney Porto.
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu novos respiradores para o HCA e, desde o mês de março, a Prefeitura de Campina Grande vem abrindo vários serviços na cidade para descentralizar esses atendimentos e desafogar o HCA.
A mais recente é a ala pediátrica do Hospital Municipal Pedro I, aberta no final de abril. O serviço funciona todos os dias, das 07h às 00h, para crianças a partir de 2 anos de idade. O espaço da ala pediátrica foi reformado e adequado pela Prefeitura para receber os leitos de internação infantil, sendo 12 leitos de internação, 4 leitos de observação, um local de triagem e estabilização, recepção, farmácia e brinquedoteca.
No Centro de Saúde Francisco Pinto, também tem consulta com pediatra de segunda a sexta-feira, manhã e tarde, sem necessidade de agendamento para atendimento. E foi aberto um pronto atendimento infantil no Hospital Municipal Dr. Edgley, que funciona de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, e foram abertos 19 leitos de internação no Hospital da Clipsi.
O atendimento pediátrico também segue durante o Segundo Mutirão de Consultas e Exames do programa Saúde de Verdade, que acontece no ginásio O Meninão, até o dia 12 de maio. Lá a Secretaria de Saúde está disponibilizando atendimento durante o turno da tarde, das 13h às 17h.
HMI – Paralelamente a essa expansão da rede hospitalar, ambulatorial e de pronto atendimento infantil, a Prefeitura de Campina Grande também busca recursos para viabilizar o projeto de estruturação do Hospital Materno Infantil, que vai agregar hospital pediátrico e maternidade no Município.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba