Festa

Prefeitura fecha parcerias para a terceira edição do projeto Zabumba Lá, que abrirá os festejos juninos, em Campina Grande, no próximo dia 11 de maio

O Zabumba Lá 2023, que é uma realização da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), conta com diversas parcerias que resultarão em mais um evento histórico que rememora e destaca a importância da marca ‘O Maior São João do Mundo’, que neste ano celebra 40 anos de sua criação. Entre os parceiros, está Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult).

imagem: reprodução/internet

O Zabumba Lá 2023, que é uma realização da Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), conta com diversas parcerias que resultarão em mais um evento histórico que rememora e destaca a importância da marca ‘O Maior São João do Mundo’, que neste ano celebra 40 anos de sua criação. Entre os parceiros, está Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-reitoria de Cultura (Procult).

Abrindo as celebrações dos festejos juninos na cidade, o Zabumba Lá enaltecerá a trajetória dos apresentadores do Parque do Povo, quadrilhas juninas e grupos folclóricos que integram a história dos festejos juninos da cidade Rainha da Borborema. Além destes, Capilé, o “Clã Calixto”, Amazan e Elba Ramalho também serão homenageados com programas realizados nos dias 11, 18, 25 e 31 de maio, diretamente do Teatro Municipal Severino Cabral, a partir das 19h.

“O Zabumba Lá chega a mais uma edição para reafirmar a importância das nossas tradições. Por toda a sua riqueza de conteúdo e shows de alto nível, em 2023, este acontecimento conta com diversas parcerias de grande relevância, a exemplo da Universidade Estadual da Paraíba e da FURNE. Essa união é primordial para o fortalecimento das nossas raízes, e enaltecimento da nossa história”, salientou Giseli Sampaio, secretária de Cultura.

O pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Andrade, ressaltou a importância das parcerias culturais que resultam no engrandecimento do segmento histórico-cultural de Campina Grande. Em reunião realizada na sede da Secult, o pró-reitor afirmou que o Zabumba Lá se trata de um acontecimento de grande relevância não apenas para as instituições e orgãos envolvidos, mas, principalmente para o público que conhecerá as histórias dos grandes ícones da cultura campinense.

“Parcerias que venham a engradecer as atividades culturais da cidade sempre serão bem-vindas. Nós sabemos que o ganhador dessas articulações é o povo. Campina Grande consegue registrar na sua história, na sua memória, os grandes eventos que blindam realmente a cultura popular. Que essas parcerias sirvam de exemplo aos demais municípios, às outras universidades, aos outros grupos que trabalham a cultura popular, no sentido de defesa da memória, e é justamente disso que se trata o Zabumba Lá”, destacou o pró-reitor de Cultura.

Além da UEPB, o evento conta com a parceria de orgãos e instituições de grande valia para o segmento cultural, a exemplo da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne). A transmissão ocorrerá através da TV Nordestina, rede de comunicação de suma importância para a cultura local. A Cativa, Silveira Som e Affins Produções, Picanha 200, Urca Grill e Tábua de Carne também integram a rede de parcerias.

História e cultura

Um dos grandes diferenciais do Zabumba Lá, além de todo o espetáculo apresentado no Teatro Severino Cabral, é o conteúdo memorialista que o projeto traz. Além das apresentações de dança e música, munidos de muita identidade cultural, o Zabumba Lá destaca a trajetória dos grandes ícones da cultura popular do país, em especial paraibana, por meio de diversos depoimentos, não apenas de familiares e amigos dos homenageados, mas também de grandes nomes do cenário cultural brasileiro.

Direcionado pela professora Drª Goretti Sampaio, a edição deste ano iniciou as captações e o processo de produção desde o mês de março, e já conta com um vasto conteúdo, para uma edição que também integrará a programação cultural do 18º Folkcom.

“Este ano o Zabumba Lá traça uma homenagem aos 40 anos da marca ‘O Maior São João do Mundo’. Enquanto um projeto na construção de memória e de show, vai recuperar toda a trajetória histórica e cultural do São João, a partir do Governo Ronaldo Cunha Lima, buscando elementos que marcaram essa trajetória, assim como vamos homenageando todos aqueles que contribuiram para que O Maior São João do Mundo chegasse aos seus 40 anos, como os gestores, apresentadores, quadrilhas juninas, grupos folclóricos e artistas”, afirmou Goretti Sampaio.

Fonte: PMCG
Créditos: Polêmica Paraíba