Representantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste) se reuniram, no Centro de Convenções de João Pessoa, com o Fórum da Juventude da região Nordeste. Na ocasião, foram abordadas as necessidades e dificuldades enfrentadas pelos jovens nordestinos, a inserção da Juventude nas Câmaras Temáticas já existentes no Consórcio Nordeste, bem como a criação de uma Câmara Temática voltada para a pauta da juventude. Uma Carta da Juventude será elaborada com base nesta reunião para ser entregue para a presidência do Consórcio Nordeste.
Estiveram presentes na reunião o secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas; o subsecretário de Programas do Consórcio Nordeste, Anselmo Castilho; o diretor de Políticas Públicas Transversais de Juventudes da Secretaria Nacional de Juventude, Florentino Júnior; o secretário executivo de Juventude da Paraíba, Pedro Matias; o superintendente de Políticas Públicas para a Juventude de Pernambuco, Pedro Ribeiro; a superintendente de Juventude de Sergipe, Larissa Oliveira; o superintendente de Juventude de Alagoas, Thiago Souza; o subsecretário de Juventude do Rio Grande do Norte, Gabriel Medeiros; a secretária de Juventude do Maranhão, Tatiana de Jesus; o coordenador-geral de Políticas para a Juventude da Bahia, Nivaldo Antônio; o secretário executivo de Juventude do Ceará, André William; o secretário executivo de Juventude do Piauí, Everton Calisto; e outros membros das secretarias de juventude dos estados nordestinos.
O secretário executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, ressaltou a importância da estruturação de pautas conjuntas para a Juventude nordestina. “O Consórcio funciona a partir de Câmaras Temáticas, por isso é relevante que a Juventude esteja presente nelas e possam dialogar conjuntamente e integrar a juventude. Esse encontro é importante para discutirmos propostas e darmos os encaminhamentos devidos. A juventude tem espaço no Consórcio Nordeste e queremos atuar de forma integrada”, falou.
Para o subsecretário de Programas do Consórcio Nordeste, Anselmo Castilho é importante dar as condições para que a juventude possa construir ideias e projetos conjuntos para o Nordeste. “Os jovens precisam estar presentes nas Câmaras Temáticas do Consórcio. Eles precisam ser cada vez mais incluídos. Usamos este espaço do momento da Assembleia do Consórcio Nordeste para que a gente possa trocar ideias e saber qual é a pauta comum que pode ser construída. Temos muito a dialogar nas questões da cultura, educação, saúde e os jovens trazem ideias que podem ser abraçadas pelo Consórcio. A partir dessa reunião, os representantes da juventude dos estados deverão construir uma carta conjunta com as demandas para o segmento. Isso pode dar sequência para diversos pontos da área”, observou.
O diretor de Políticas Públicas Transversais de Juventudes da Secretaria Nacional de Juventude, Florentino Júnior, comentou que dentro do processo da articulação do Consórcio Nordeste essas pautas da juventude precisam ser destacadas. “Esse encontro reforça o compromisso dos governadores do Nordeste, em não só possuir órgãos gestores da juventude, mas construir pautas e fazer a articulação com organismos internacionais e nacionais, que é o caso do Governo Federal, através da Secretaria Nacional da Juventude. É muito importante também o diálogo sobre o orçamento que vai ser destinado para a juventude. Hoje as maiores demandas dos jovens são a inserção no mercado de trabalho e a questão da saúde mental. Temos dialogado com os ministérios do Trabalho e Emprego e também da Saúde para verificar possibilidades de tentar identificar iniciativas que incluem a juventude”, frisou.
O secretário executivo de Juventude da Paraíba, Pedro Matias destacou a importante missão de executar políticas públicas de juventude e trabalhar de forma integrada. “Há a necessidade do Nordeste se unir para que as pautas conjuntas possam ser concretizadas. Esse momento é fundamental para que a gente possa dialogar e crescer unidos. Precisamos de fato nos unir e fortalecer os vínculos em benefício da juventude do Nordeste”, disse.
“A Juventude é parte de Sergipe e Sergipe é parte da Juventude. Que a gente possa fazer grandes parcerias para os jovens do Nordeste. A gente acredita que tem muita coisa boa para ser feita e muita demanda para trabalhar. A Carta vai ser um guia para que possamos estruturar nosso Fórum e sermos inseridos nas discussões das Câmaras Temáticas já existentes”, frisou a superintendente de Juventude de Sergipe, Larissa Oliveira.
Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba