saúde

Projeto Samuzinho nas Escolas capacita mais de 1 mil alunos com ensino de primeiros socorros, em Patos

Nos meses de fevereiro, março e abril de 2023, o projeto Samuzinho nas Escolas, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente - NEP, como ação integrante do Programa Saúde na Escola (PSE), percorreu 22 escolas municipais da cidade de Patos e capacitou mais de 1 mil alunos, e mais de 300 trabalhadores da educação, através do treinamento de noções básicas de primeiros socorros.

Foto: Assessoria

Nos meses de fevereiro, março e abril de 2023, o projeto Samuzinho nas Escolas, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente – NEP, como ação integrante do Programa Saúde na Escola (PSE), percorreu 22 escolas municipais da cidade de Patos e capacitou mais de 1 mil alunos, e mais de 300 trabalhadores da educação, através do treinamento de noções básicas de primeiros socorros.

De acordo com o coordenador do NEP, Danilo Nóbrega, o treinamento de noções básicas de primeiros socorros está pautado na Lei Lucas (13722/18), sancionada no dia 04/10/2018. Essa lei obriga as escolas, públicas e privadas, e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

No segundo semestre deste ano letivo de 2023, o projeto Samuzinho nas Escolas vai trabalhar com outras 20 escolas municipais, de modo a concluir as 42 unidades escolares do município, conforme garante Danilo Nóbrega.

Para realizar a capacitação nas escolas, o coordenador do NEP, Danilo Nóbrega, utiliza-se de aulas teóricas e práticas, inclusive com a utilização de manequins para orientar a forma correta de agir diante de engasgos, parada cardiorrespiratória, sangramento nasal, quedas, desmaios, crises convulsivas, etc.

Danilo afirma que a participação dos alunos tem sido satisfatória, tendo em vista que o aprendizado está sendo reproduzido fora do ambiente escolar.

Durante as aulas sobre as noções básicas de primeiros socorros, o coordenador do NEP também explica sobre como funciona o atendimento do SAMU 192, além de repassar orientações importantes sobre como utilizar o serviço da forma adequada.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba