A Secretaria de Estado da Cultura está implementando duas ações importantes para o fortalecimento de comunidades tradicionais. Uma delas é a criação da Companhia Cigana de Dança, a outra a criação, também, da Orquestra Cigana de Violões. Essas atividades foram iniciadas nos últimos sábado (15) e domingo (16), na cidade de Sousa, onde se localiza a maior comunidade cigana da Paraíba.
O grupo de dança está sob a coordenação da dançarina Kilma Farias, enquanto o de violões fica sob a regência do músico Cristiano Oliveira, destacados pela Secult-PB para fomentar a formação dessas duas iniciativas culturais.
Durante os sábados e domingos de abril e maio, os professores convidados estarão na cidade desenvolvendo esse trabalho e fomentando o desenvolvimento estético dessa que é uma das maiores comunidades ciganas da América Latina.
O resultado será apresentado durante o ‘Festival Janinhar: arte, cultura e conhecimento cigano’, previsto para o período de 22 a 27 de maio, nos ranchos ciganos de Sousa, em celebração ao dia de Santa Sara Kali, padroeira desses povos.
A ação do Governo da Paraíba, por meio da Secult-PB, tem como parceiros a Secretaria da Mulher e Desenvolvimento Humano, a Prefeitura de Sousa, a Fundação de Cultura de Sousa e o Grupo Teatro Oficina.
Fonte: Governo da Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba